sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

MONSENHOR JONAS ABIB


"PALAVRA DO FUNDADOR

NÃO SE ENTREGUE À TRISTEZA

A Palavra de Deus ensina: "Não entregues tua alma à tristeza e não aflijas a ti mesmo com preocupações. A alegria do coração é a vida da pessoa, tesouro inexaurível de santidade, a alegria da pessoa prolonga-lhe a vida" (Eclo 30, 22-23).

Você pode dizer: como não ficar triste com os problemas que tenho? Mas há uma grande diferença entre ter tristeza e se entregar à tristeza. Deixar-se tomar pela tristeza é permitir se tornar pressionado, atormentado, escravizado pela situação.

Não podemos ser pessoas amargas, negativas, ásperas, azedas, mal-humoradas, irritadas e ressentidas. Como Filhos de Deus, precisamos tomar posse dos frutos do Espírito Santo: amor, alegria, paz, paciência, bondade, benevolência, fé, domínio de si.

Muitas vezes você sentirá dor em sua alma, mas não se entregue à tristeza. Não fique ruminando seu sofrimento. O que passou já foi suficiente. Basta o sofrimento nosso de cada dia! Cuidado com o desânimo. O desanimado é uma pessoa sem alma. A própria palavra desanimar vem da negação de 'animare', que significa dar alma, vida, movimento, coragem, entusiasmo, vivacidade.

Para que você compreenda, vou contar uma história:

O diabo resolveu vender os instrumentos que usava para perder as pessoas. E fez uma enorme exposição com todos os instrumentos. Eram grandes ferramentas como: ódio, violência, bebedeira, corrupção, prostituição, tráfico de drogas, de arma. Enfim, lá estavam todos os seus instrumentos à venda. Porém, havia um separado de todos os outros e, apesar de velho e gasto, o seu valor era equivalente ao preço de todos os outros juntos.

Havia uma enorme curiosidade a respeito daquele objeto. Por que era tão caro? E o diabo lhe respondia: Compre e você descobrirá. Devido ao custo ninguém comprou. Chamava-se Desânimo. E o diabo explicou: Só vendo por um alto preço porque foi muito útil para mim. Se uso droga, a violência ou a prostituição, logo a pessoa me reconhece e sabe que o instrumento é meu. Mas o Desânimo não. As pessoas pensam ser algo de sua personalidade, de seu temperamento, acham que tem  o direito de ficar desanimados por causa dos problemas. E acrescentou: desanimadas, desfalecidas, faço qualquer coisa com elas. Acham que possuem uma boa justificativa para sofrer não reagem.

"Ânimo alegre faz florescer a saúde; espírito abatido seca dos ossos" (Pr 17,22). Sempre digo: "Os problemas são meus, mas minha cara é dos outros". Mesmo enfrentando problemas, você pode ter uma cara boa. Isso não é fingimento. Se soubessem quantas vezes esse meu coração se encontra dolorido... Mas por maior que sejam as tribulações e os problemas, eles são passageiros. Como recomenda Santa Teresa D'Ávila: "Nada te perturbe, nada te espante, tudo passa, só Deus não muda, a paciência tudo alcança. Quem Deus tem, nada lhe falta! Só Deus basta"."

"Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova
padrejonas.cancaonova.com
twitter.com/padrejonasabib"

Referência bibliográfica:
REVISTA CANÇÃO NOVA. Revista Mensal do Sócio Evangelizador. Ano XIII. Nº 189. Esdeva Indústria Gráfica S. A. Setembro de 2016. p. 5.
"Para se tornar um sócio e conhecer mais da Canção Nova, acesse: clube.cancaonova.com".

"A certeza porém que nos acompanha e impulsiona é que Jesus, o Senhor, continua com as rédeas nas mãos. Lá no alto, de braços abertos Ele exerce o seu senhorio e dirige os destinos do nosso Brasil.
Ele não dispensa a nossa luta, o nosso suor, as nossas lágrimas e até mesmo o nosso sangue nessa tarefa de transformar o nosso país numa verdadeira Terra de Santa Cruz. Ao contrário, seus braços abertos estão chamando a todos para que venham com Ele e por Ele realizar a obra mais importante: formar homens e mulheres novos para um Brasil novo.
Verdadeiramente novo!
Ele conta comigo!
Ele conta com você!
Seu irmão,
Pe Jonas."
Referência bibliográfica:
REVISTA CANÇÃO NOVA. Setembro de 2007. p. 3.
"Para se tornar um sócio e conhecer mais da Canção Nova, acesse: clube.cancaonova.com".

sábado, 4 de fevereiro de 2017

EVANGELHO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO

EVANGELHO: Mt 4, 1-11

"PROCLAMAÇÃO
Sacerdote - O Senhor esteja convosco.
Todos - Ele está no meio de nós.
Sacerdote - Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo São Mateus.
Todos - Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, o Espírito conduziu Jesus ao deserto, para ser tentado pelo diabo. Jesus jejuou durante quarenta dias e quarenta noites, e, depois disso, teve fome. Então, o tentador aproximou-se e disse a Jesus: "Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães!". Mas Jesus respondeu: "Está escrito: 'Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus' ". Então o diabo levou Jesus à Cidade Santa, colocou-o sobre a parte mais alta do templo, e lhe disse: "Se és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo! Porque está escrito: 'Deus dará ordens aos seus anjos a teu respeito, e eles te levarão nas mãos, para que não tropeces em alguma pedra' ". Jesus lhe respondeu: "Também está escrito:'Não tentarás o Senhor teu Deus!' ". Novamente, o diabo levou Jesus para um monte muito alto. Mostrou-lhe todos os reinos do mundo e sua glória, e lhe disse: "Eu te darei tudo isso, se te ajoelhares diante de mim, para me adorar". Jesus lhe disse: "Vai-te embora, Satanás, porque está escrito: 'Adorarás ao Senhor teu Deus e somente a ele prestarás culto' ". Então o diabo o deixou. E os anjos se aproximaram e serviram a Jesus. PALAVRA DA SALVAÇÃO.
Todos - Glória a vós, Senhor."
Referência bibliográfica:
O DIA DO SENHOR. Arquidiocese de Porto Alegre. Ano XLIV. 05/03/2017. R3. Ano A, nº 2649. Tempo da Quaresma - 1º Domingo. Pallotti: Porto Alegre, 2017.


EVANGELHO: Mt 4, 12-23

"PROCLAMAÇÃO
Sacerdote - O Senhor esteja convosco.
Todos - Ele está no meio de nós.
Sacerdote - Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo São Mateus.
Todos - Glória a vós, Senhor.

Ao saber que João tinha sido preso, Jesus voltou para a Galileia. Deixou Nazaré e foi morar em Cafarnaum, que fica às margens do mar da Galileia, no território de Zabulon e Neftali, para se cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías: "Terra de Zabulon, terra de Neftali, caminho do mar, região do outro lado do rio Jordão, Galileia dos pagãos! O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz, e para os que viviam na região escura da morte brilhou uma luz". Daí em diante Jesus começou a pregar dizendo: "Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo". Quando Jesus andava à beira do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores. Jesus disse a eles: "Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens". Eles imediatamente deixaram as redes e o seguiram. Caminhando um pouco mais, Jesus viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam na barca com seu pai Zebedeu consertando as redes. Jesus os chamou. Eles imediatamente deixaram a barca e o pai, e o seguiram. Jesus andava por toda a Galileia, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todo tipo de doença e enfermidade do povo. PALAVRA DA SALVAÇÃO.
Todos - Glória a vós, Senhor."
Referência bibliográfica:
O DIA DO SENHOR. Arquidiocese de Porto Alegre. Ano XLIV. 22/01/2017. R1. Ano A, nº 2642. Tempo Comum - 3º Domingo. Pallotti: Porto Alegre, 2017.



EVANGELHO: Mt 11, 2-11

"PROCLAMAÇÃO
Sacerdote - O Senhor esteja convosco.
Todos - Ele está no meio de nós.
Sacerdote - Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo São Mateus.
Todos - Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, João estava na prisão. Quando ouviu falar das obras de Cristo, enviou0lhe alguns discípulos, para lhe perguntarem: "Ès tu, aquele que há de vir, ou devemos esperar um outro?" Jesus respondeu-lhes: "Ide contar a João o que estais ouvindo e vendo: os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e os pobres são evangelizados. Feliz daquele que não se escandaliza por causa de mim!" Os discípulos de João partiram, e Jesus começou a falar às multidões, sobre João: "Que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? O que fostes ver? Um homem vestido com roupas finas? Mas o que vestem roupas finas estão nos palácios dos reis. Então, o que fostes ver? Um profeta? Sim, eu vos afirmo, e alguém que é mais do que profeta. É dele que está escrito: 'Eis que envio o meu mensageiro à tua frente; ele vai preparar o teu caminho diante de ti'. Em verdade vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele. PALAVRA DA SALVAÇÃO.
Todos - Glória a vós, Senhor."
Referência bibliográfica:
O DIA DO SENHOR. Arquidiocese de Porto Alegre. Ano XLIV. 11/12/2016. R15. Ano A, nº 2635. Tempo do Advento - 3º Domingo. Pallotti: Porto Alegre, 2016.



EVANGELHO: Lc 10, 25-37

"PROCLAMAÇÃO
Sacerdote - O Senhor esteja convosco.
Todos - Ele está no meio de nós.
Sacerdote - Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo São Lucas.
Todos - Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, um mestre da Lei se levantou e, querendo pôr Jesus em dificuldade, perguntou: "Mestre, que devo fazer para receber em herança a vida eterna?" Jesus lhe disse: "O que está escrito na Lei? Como lês? "Ele então respondeu: "Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração e com toda a tua alma, com toda a tua força e com toda a tua inteligência; e ao teu próximo como a ti mesmo!" Jesus lhe disse: "Tu respondeste corretamente. Faze isso e viverás". Ele, porém, querendo justificar-se, disse a Jesus: "E quem é o meu próximo?" Jesus respondeu: "Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e caiu nas mãos de assaltantes. Estes arrancaram-lhe tudo, espancaram-no, e foram embora deixando-o quase morto. Por acaso, um sacerdote estava descendo por aquele caminho. Quando viu o homem, seguiu adiante, pelo outro lado. O mesmo aconteceu com um levita: chegou ao lugar, viu o homem e seguiu adiante, pelo outro lado. Mas um samaritano que estava viajando, chegou perto dele, viu e sentiu compaixão. Aproximou-se dele e fez curativos, derramando óleo e vinho nas feridas. Depois colocou o homem em seu próprio animal e levou-o a uma pensão, onde cuidou dele. No dia seguinte, pegou duas moedas de prata e entregou-as ao dono da pensão, recomendando: "Toma conta dele! Quando eu voltar, vou pagar o que tiveres gasto a mais". E Jesus perguntou: "Na tua opinião, qual dos três foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?" Ele respondeu: "Aquele que usou de misericórdia para com ele". Então Jesus lhe disse: "Vai e faze a mesma coisa". PALAVRA DA SALVAÇÃO.
Todos - Glória a vós, Senhor."
Referência bibliográfica:
O DIA DO SENHOR. Arquidiocese de Porto Alegre. Ano XLIV. 10/07/2016. R9. Ano C, nº 2612. Tempo Comum - 15º Domingo. Pallotti: Porto Alegre, 2016.