"REFORMA MENSAL E PREPARAÇÃO PARA A BOA MORTE
A reforma mensal foi para São João Berchmans e Santa Maria Madalena de Pázzis, um meio de perseverar com admirável fidelidade no serviço a Deus, e é ao mesmo tempo excelente preparação para uma boa morte, e como tal um meio infalível de viver tranquilamente, sem receio de morrer em mau estado.
Para fazê-la bem, reza na véspera do último (ou primeiro) domingo do mês a oração "Vinde, Espírito Santo, e, confessa-te como se fosse a última confissão de tua vida. Na manhã desse domingo examina a maneira com que cumpriste teus deveres de estado, ou faze uma breve meditação sobre os novíssimos do homem, auxilia-te com o método. Depois disso recebe a comunhão, como se fosse o viático e faze os atos de preparação para a hora da morte. Passa este dia em maior recolhimento, ao menos até o meio-dia. Se for possível, lê algum livro espiritual e reza o Terço.
Jesus, José e Maria, assistí-me na última agonia.
Jesus, José e Maria, expire, entre vós, em paz a minha alma. Amém. (S. Af. Lig.).
INVOCAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO.
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor.
V. Enviai o vosso Espírito, e tudo será criado.
R. E renovareis a face da terra.
Oremos.
Deus que esclarecestes os corações dos fiéis com a luz do Espírito Santo, concedei-nos, que pelo mesmo Espírito saibamos tudo o que é reto e nos alegremos sempre com a sua consolação. Por Jesus Cristo, Nosso Senhor. Amém.
ATO DE PROTESTAÇÕES PARA A HORA DA MORTE
Meu Deus, prostrado na vossa santíssima presença, vos adoro e faço as seguintes protestações como já estivesse prestes a passar desta vida para a eternidade.
ATO DE FÉ
Meu Deus, creio tudo o que a Santa Igreja ensina, porque vós, que sois a verdade infalível, lho revelastes. Creio que sois um na essência e trino nas pessoas, a saber: Pai, Filho e Espírito Santo, e que premiais os justos com os eternos gozos do céu e castigais os pecadores com os eternos tormentos do inferno. Creio que a segunda pessoa, o Filho de Deus, se fez homem por nosso amor e morreu na cruz para nos remir. Creio, enfim, em tudo quanto a Santa Igreja crê. Agradeço-vos o terdes-me admitido ao grêmio da vossa Santa Igreja e me dado a verdadeira fé, na qual quero viver e morrer.
ATO DE ESPERANÇA
ATO DE ESPERANÇA
Deus meu e esperança minha, firmemente espero de vossa misericórdia, confiado em vossas promessas, não pelos meus, mas pelos merecimentos de meu Redentor, Jesus Cristo, o perdão dos meus pecados, a perseverança na vossa graça e, depois desta mísera vida, a glória do céu. E se o infernal inimigo na hora da minha morte, exprobrando-me os meus pecados, me tentar ao desespero, protesto que não quero deixar de esperar em vós, Senhor, pois desejo morrer em perfeita resignação com a vossa vontade santa e misericordiosa.
ATO DE CARIDADE E ARREPENDIMENTO
Ó Deus, digno de infinito amor, amo-vos de todo o coração, mais do que a mim mesmo, e protesto que quero morrer com um ato de amor, para depois, no Céu, continuar durante toda a eternidade a amar-vos, e que por esta razão desejo o Céu, que vô-lo suplico. E se outrora, ó Senhor, em vez de amar-vos desprezei a vossa infinita bondade, arrependo-me de todo o meu coração. Quero sempre, e ainda mesmo moribundo, chorar e detestar todas as ofensas que vos tenho feito. Para o futuro, porém, proponho antes morrer do que cometer um pecado. Por amor de vós quero perdoar, também, a todos os que me ofenderam.
ATO DE CONFORMIDADE
Meu Deus, aceito a morte e todas as penas que hão-de acompanhá-la. Uno-as com as dores e a morte de Jesus Cristo, e vô-las ofereço em homenagem ao vosso absoluto domínio sobre todas as vossas criaturas e em satisfação de meus pecados. Aceitai, ó Senhor, este sacrifício, que vos ofereço com a minha vida, por amor daquele grande sacrifício que vos ofereceu o vosso Unigênito Filho no altar da cruz. Resigno-me, agora e na hora da minha morte, totalmente à vossa santíssima vontade e protesto querer morrer com as palavras: "Senhor, faça-se sempre a vossa vontade.
SÚPLICA A MARIA
Santíssima Virgem Maria, minha advogada e Mãe, vós, depois de Deus, sois e sereis a minha esperança e a minha consolação nos momentos decisivos. A vós desde já me acolho e peço-vos que me assistais na passagem do tempo para a eternidade. Ó minha amada Rainha, não me abandoneis na derradeira hora. Vinde para levar a minha alma convosco e apresentá-la ao vosso Divino Filho.
SÚPLICA AOS SANTOS
São José, meu glorioso protetor, São Miguel Arcanjo, Anjo da minha guarda, meus Santos padroeiros, vinde todos em meu auxílio no último combate contra o inferno!
SÚPLICA A JESUS
E vós, meu amor crucificado, vós, meu Jesus, que quisestes escolher uma morte tão dolorosa para que a minha fosse feliz, lembrai-vos, sim, de que sou uma daquelas ovelhas que resgatastes com o vosso precioso Sangue. Só vós me podeis consolar e salvar quando todos os que estão na terra me tiveram abandonado e ninguém me puder auxiliar. Dai-me então a graça de receber-vos como viático, e não permitais que eu vos perca, e no inferno esteja para sempre separado de vós. Não, meu diletíssimo Salvador, não permitais que isso aconteça, mas recebei-me nas vossas Sacratíssimas chagas. Quero daqui por diante estar unido a vós e desejo expirar na santíssima e amantíssima Chaga do vosso lado. Por isso agora e sempre:
Jesus, José e Maria, meu coração vos dou e minha alma.Jesus, José e Maria, assistí-me na última agonia.
Jesus, José e Maria, expire, entre vós, em paz a minha alma. Amém. (S. Af. Lig.).
INDULGÊNCIA PLENÁRIA NA HORA DA MORTE
Meu Deus e Senhor, desde já aceito qualquer gênero de morte que vos aprouver mandar-me, com todas as suas angústias, penas e dores, com resignação e de boa vontade.
(Considerando que muitos são surpreendidos por morte sem poder preparar-se, Pio X concedeu esta Indulgência aos fiéis que, uma vez durante a vida, tiverem feito este ato de resignação. cond. cost.).
(Indulgência 500 dias)"
SÚPLICA A MARIA, MÃE DOS AGONIZANTES
Ó Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós. Ó refúgio dos pecados, Mãe dos agonizantes, não nos abandoneis na hora de nossa morte, mas impetrai-nos uma dor perfeita dos nossos pecados, uma contrição sincera e o perdão deles; a digna recepção do Santíssimo viático, o conforto dos Sacramentos da Extrema-unção, para que possamos seguros apresentar-nos ante o trono do justo, mas também misericordioso juiz, nosso Deus e Redentor. Amém.(Indulgência 500 dias)"
Referência bibliográfica:
Obra fragmentada. pp. 447-453.
(Indisponibilidade de dados bibliográficos).