quinta-feira, 5 de abril de 2018

CAMPANHA DA FRATERNIDADE


A Campanha da Fraternidade é uma proposta para reflexões e também ações dentro das comunidades Católicas Apostólicas Romanas sob a orientação da CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
Todos os anos no "Tempo da Quaresma" são escolhidos temas  para que sejam desenvolvidos através dos encontros em família, vizinhos ou aos integrantes de um bairro, estando disponibilizados livros específicos para cada ano no intuito de celebrar a Santa Páscoa.


Campanha da Fraternidade 2020
Tema: "Fraternidade e vida: dom e compromisso".
Lema: "Viu, sentiu compaixão e cuidou dele" (Lc 10, 33-34).
"ORAÇÃO
Deus, nosso Pai, fonte de vida e princípio do bem viver, criastes o ser humano e lhe confiastes o mundo como um jardim a ser cultivado com amor. 
Dai-nos um coração acolhedor para assumir a vida como dom e compromisso. 
Abri nossos olhos para ver as necessidades dos nossos irmãos e irmãs, sobretudo dos mais pobres e marginalizados. 
Ensinai-nos a sentir verdadeira compaixão expressa no cuidado fraterno, próprio de quem reconhece no próximo o rosto do vosso Filho. Inspirai-nos palavras e ações para sermos construtores de uma nova sociedade, reconciliada no amor. 
Dai-nos a graça de vivermos em comunidades eclesiais missionárias, que, compadecidas, vejam, se aproximem e cuidem daqueles que sofrem, a exemplo de Maria, a Senhora da conceição Aparecida, e de Santa Dulce dos Pobres, Anjo Bom do Brasil. 
Por Jesus, o Filho amado, no Espírito, Senhor que dá a vida. Amém!"
Referência bibliográfica:
O DIA DO SENHOR. Arquidiocese de Porto Alegre. Ano XLVII. 15/03/2020. R4. Ano A, nº 2834. Tempo  da Quaresma - 3º Domingo. Gráfica ArtLaser: Porto Alegre, 2020.

"HINO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2020
1. Deus de amor e de ternura, contemplamos este mundo tão bonito que nos deste. Desse dom, fonte da vida, recordamos: Cuidadores, guardiões tu nos fizeste.
Ref.: Peregrinos, aprendemos nesta estrada o que o "bom samaritano" ensinou: Ao passar por uma vida ameaçada, Ele a viu, compadeceu e cuidou.
2. Toda vida é um presente e é sagrada, seja humana, vegetal ou animal. É pra sempre ser cuidada e respeitada, desde o início até seu termo natural.
Ref.: Peregrinos, aprendemos nesta estrada o que o "bom samaritano" ensinou: Ao passar por uma vida ameaçada, Ele a viu, compadeceu e cuidou.
3. Tua glória é o homem vivo, Deus da vida; ver felizes os teus filhos, tuas filhas; é a justiça para todos, sem medida; é formarmos, no amor, bela família.
Ref.: Peregrinos, aprendemos nesta estrada o que o "bom samaritano" ensinou: Ao passar por uma vida ameaçada, Ele a viu, compadeceu e cuidou.
4. Mata a vida o vírus torpe da ganância, da violência, da mentira e da ambição. Mas também o preconceito, a intolerância. O caminho é a justiça e conversão.
Ref.: Peregrinos, aprendemos nesta estrada o que o "bom samaritano" ensinou: Ao passar por uma vida ameaçada, Ele a viu, compadeceu e cuidou."
Referência bibliográfica:
O DIA DO SENHOR. Arquidiocese de Porto Alegre. Ano XLVII. 15/03/2020. R4. Ano A, nº 2834. Tempo  da Quaresma - 3º Domingo. Gráfica ArtLaser: Porto Alegre, 2020.

"ORIENTAÇÃO PARA OS ANIMADORES
Toda a comunidade pode convocar seus paroquianos para formarem grupos em preparação à Páscoa. É importante reunir crianças, jovens, adultos e idosos ao redor da Palavra de Deus. Os grupos não devem ser grandes, por isso, é conveniente multiplicá-los e organizá-los em casas, ruas, quadras, bairros, edifícios, no campo e na cidade.
Em sintonia com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), os encontros estão alinhados com a Campanha da Fraternidade 2018, que tem como tema: Fraternidade e superação da violência e como lema: Vós sois todos irmãos (Mt 23,8). É convite ao empenho na construção da fraternidade, na promoção da paz, na superação da violência."
Referência bibliográfica:
PÁSCOA 2018. Encontros e Celebrações. Campanha da Fraternidade 2018. Fraternidade e superação da violência. CNBB Sul 3. 2018. p. 5.
  
 Campanha da Fraternidade 2018
Tema: "Fraternidade e superação da violência".
Lema: "Vós sois todos irmãos (Mt 23,8)".
"ORAÇÃO
Deus e Pai, nós vos louvamos pelo vosso infinito amor e vos agradecemos por ter enviado Jesus, o Filho amado, nosso irmão. Ele veio trazer paz e fraternidade à terra e, cheio de ternura e compaixão, sempre viveu relações repletas de perdão e misericórdia. Derrama sobre nós o Espírito Santo, para que, com o coração convertido, acolhamos o projeto de Jesus e sejamos construtores de uma sociedade justa e sem violência, para que, no mundo inteiro, cresça o vosso Reino de liberdade, verdade e de paz. Amém".
Referência bibliográfica:
O DIA DO SENHOR. Arquidiocese de Porto Alegre. Ano XLV. 18/03/2018. R4. Ano B, nº 2712. Tempo  da Quaresma - 5º Domingo. Pallotti ArtLaser: Porto Alegre, 2018.


"HINO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2018
1. Neste tempo quaresmal, ó Deus da vida, a tua Igreja se propõe a superar a violência que está nas mãos do mundo, e sai do íntimo de quem não sabe amar.
Ref.: Fraternidade é superar a violência! É derramar, em vez de sangue, mais perdão! É fermentar na humanidade  o amor fraterno! /:Pois Jesus disse que "somos todos irmãos.":/
2. Quem plantar a paz e o bem pelo caminho, e cultivá-los com carinho e proteção, não mais verá a violência em sua terra. Levar a paz é compromisso do cristão!
3. Exclusão que leva à morte tanta gente, corrompe vidas e destrói a criação. Basta de guerra e violência, ó Deus clemente! É o clamor dos filhos teus em oração.
4. Venha a nós, Senhor, teu Reino de justiça, pleno de paz, de harmonia e unidade. Sonhamos ver um novo céu e nova terra: todos na roda da feliz fraternidade."
Referência bibliográfica:
O DIA DO SENHOR. Arquidiocese de Porto Alegre. Ano XLV. 25/02/2018. R3. Ano B, nº 2709. Tempo  da Quaresma - 2º Domingo. Pallotti ArtLaser: Porto Alegre, 2018.


Campanha da Fraternidade 2017
Tema: "Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida".
Lema: "Cultivar e guardar a criação (Gn 2,15)".
"ORAÇÃO
Deus, nosso Pai e Senhor, nós vos louvamos e bendizemos, por vossa infinita bondade. Criastes o universo com sabedoria e o entregastes em nossas frágeis mãos para que dele cuidemos com carinho e amor. Ajudai-nos a ser responsáveis e zelosos pela Casa Comum. Cresça, em nosso imenso Brasil, o desejo e o empenho de cuidar mais e mais da vida das pessoas, e da beleza e riqueza da criação, alimentando o sonho do novo céu  e da nova terra que prometestes. Amém!"
Referência bibliográfica:
O DIA DO SENHOR. Arquidiocese de Porto Alegre. Ano XLIV. 05/03/2017. R3. Ano A, nº 2649. Tempo  da Quaresma - 1º Domingo. Pallotti: Porto Alegre, 2017.

"HINO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2017
1. Louvado sejas, ó Senhor, pela mãe terra, que nos acolhe, nos alegra e dá o pão. Queremos ser os teus parceiros na tarefa de "cultivar e bem guardar a criação".
Ref.: Da Amazônia até os Pampas, do Cerrado ao Pantanal, /:chegue a ti o nosso canto pela vida e pela paz!:/
2. Vendo a riqueza dos Biomas que criaste, feliz disseste: tudo é belo, tudo é bom! Para cuidar da tua obra, nos chamaste a preservar e cultivar tão grande dom.
3. Senhor, agora nos conduzes ao deserto e, então, nos falas, com carinho, ao coração, pra nos mostrar que somos povos tão diversos, mas um só Deus nos faz pulsar o coração.
4. Se contemplamos essa 'mãe' com reverência, não com olhares de ganância ou ambição, o consumismo, o desperdício, a indiferença se tornam luta,compromisso e proteção."
Referência bibliográfica:
O DIA DO SENHOR. Arquidiocese de Porto Alegre. Ano XLIV. 05/03/2017. R3. Ano A, nº 2649. Tempo  da Quaresma - 1º Domingo. Pallotti: Porto Alegre, 2017.


Campanha da Fraternidade 2016
Tema: "Casa comum, nossa responsabilidade".
Lema: "Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca (Am 5,24)".
"ORAÇÃO
Deus da vida,da justiça e do amor, vós fizestes com ternura o nosso planeta, morada de todas as espécies e povos. Dai-nos assumir, na força da fé e em irmandade ecumênica, a corresponsabilidade na construção de um mundo sustentável e justo, para todos. No seguimento de Jesus, com a alegria do Evangelho e com a opção pelos pobres. amém!"
Referência bibliográfica:
O DIA DO SENHOR. Arquidiocese de Porto Alegre. Ano XLIV. 09/10/2016. R12. Ano C, nº 2625. Tempo Comum - 28º Domingo. Pallotti: Porto Alegre, 2016.


Campanha da Fraternidade 2006
Tema: "A Fraternidade e as pessoas com deficiência".
Lema: "Levante-te, vem para o meio (Mc 3,3)".
"ORAÇÃO
Ó Pai de misericórdia, nós vos louvamos e agradecemos porque, pela morte e ressurreição de vosso Filho e pela ação do Espírito Santo, nos reconciliais convosco e entre nós. Abri nossos olhos para reconhecermos em cada ser humano a dignidade de filhos benditos vossos. Convertei nosso coração para acolhermos a todos com amor fraterno, de maneira as pessoas com deficiência. Ajudai-nos a promover a autonomia e a plena realização desses nossos irmãos e irmãs, na família, na sociedade, e na Igreja. Ensinai-nos que o segredo da felicidade está em fazer o bem e em partilhar alegrias e sofrimentos. Ó Maria, Mãe querida, Jesus nos confiou a Vós como filhos e filhas. Confortai os que se dedicam com amor àqueles que um dia, felizes, nos receberão na casa do Pai. Amém."
Referência bibliográfica:
O DIA DO SENHOR. Arquidiocese de Porto Alegre. Ano XXXIII. 01/03/2006. Ano B, nº 1981. 4ª Feira de Cinzas. Pallotti: Porto Alegre, 2006. 

"Acreditar na fraternidade e na superação da violência é não perder a esperança na força transformadora do Evangelho. Como cristãos, somos chamados a construir o Reino da verdade, da graça, da justiça, do amor e da paz, pois somos todos irmãos."
Referência bibliográfica:
PÁSCOA 2018. Encontros e Celebrações. Campanha da Fraternidade 2018. Fraternidade e superação da violência. CNBB Sul 3. 2018. p. 30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário