sexta-feira, 20 de outubro de 2017

CRISTO REI

"FESTA DE CRISTO REI
último domingo de outubro

Celebra a Igreja esta festa reconhecendo o Filho de Deus feito homem como supremo Rei, Redentor, Sacerdote, Legislador e Juiz, para desfazer a tentativa dos ímpios, que negam a realeza universal de Jesus, e, por conseguinte, não lhe querem estar sujeitos por uma incondicional obediência.

ORAÇÃO
Ó Deus onipotente e eterno, que quisestes renovar o universo no vosso dileto Filho, Rei universal, concedei propício que todas as famílias das nações desunidas pela chaga do pecado se submetam ao seu suave império. Pelo mesmo Cristo, Senhor Nosso. Amém.

CONSAGRAÇÃO AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
(prescrita para a Festa de Jesus Cristo-Rei)
Dulcíssimo Jesus, Redentor do gênero humano, lançai sobre nós, que humildemente estamos prostrados diante do vosso altar, os vossos olhares. Nós somos e queremos ser vossos; e, a fim de podermos viver mais intimamente unidos a vós, cada um de nós se consagra espontaneamente, neste dia, ao vosso Sacratíssimo Coração.
Muitos há que nunca vos conheceram; muitos, desprezando os vossos mandamentos, vos renegaram. Benigníssimo Jesus, tende piedade de uns e de outros, e trazei-os todos ao vosso Sacratíssimo Coração.
Senhor, sede Rei não somente dos fiéis, que nunca de vós se afastaram, mas também dos filhos pródigos, que vos abandonaram; fazei que estes tornem, quanto antes, à casa paterna, para não perecerem de miséria e de fome.
Sede Rei dos que vivem iludidos no erro, ou separados de vós pela discórdia;  trazei-os ao porto da verdade e à unidade da fé, a fim de que, em breve, haja um só rebanho e um só pastor.
Sede Rei de todos aqueles que estão ainda sepultos nas trevas da idolatria e não recuseis conduzí-los todos à luz e ao Reino de Deus.
Volvei enfim um olhar de misericórdia aos filhos do que foi outrora vosso povo escolhido; desça também sobre eles, num batismo de redenção e de vida, aquele sangue que um dia sobre si invocaram.
Senhor, conservai incólume a vossa Igreja, e dai-lhe uma liberdade segura e sem peias; concedei ordem e paz a todos os povos; fazei que, dum polo a outro do mundo, ressoe uma só voz:
- Louvado seja o Coração divino que nos trouxe a salvação; honra e glória a ele por todos os séculos. Amém.
(5 anos de Indulgência - plen. rec. mens. cond. cost.;
7 anos dos que assistirem ao mesmo ato de consagração com as Ladainhas do Sagrado Coração de Jesus, diante do Santíssimo Coração, exposto, na Festa de Cristo-Rei, em qualquer Igreja ou oratório público e também semi-público, contanto que seja legitimamente usado, e se além disso se confessarem, comungarem e rezarem nas intenções do Papa podem lucrar uma Indulgência Plenária.).

ORAÇÃO A JESUS CRISTO-REI
Ó Cristo Jesus, reconheço-vos como Rei universal.
Tudo o que foi feito, para vós foi criado. Exercei sobre mim os vossos direitos. Renovo minhas promessas do Batismo, renunciando a Satanás , às suas pompas e às suas obras e prometo viver como bom cristão. E muito particularmente prometo triunfar, pelos meios ao meu alcance, os direitos de Deus e da vossa Igreja.
Divino Coração de Jesus, ofereço-vos minhas pobres ações para alcançar que todos os corações reconheçam vossa realeza sagrada e assim se estabeleça no universo inteiro o reino de vossa paz. Assim seja.
(Indulgência Plenária uma vez por dia, - cond. cost.).

ORAÇÃO DO CARDEAL LEME PELO CLERO BRASILEIRO
V. Deixai, ó Jesus, que no vosso Coração eucarístico depositemos as mais ardentes preces pelo nosso clero.
R. Multiplicai as vocações sacerdotais em nossa Pátria.* Atraí ao vosso altar os filhos do nosso Brasil.* Chamai-os com instância ao vosso ministério.
V. Conservai na perfeita fidelidade ao vosso serviço aqueles a quem já chamastes. Afervorai-os, purificai-os, santificai-os, não permitindo que se afastem do espírito da vossa Igreja.
R. Não consintais, ó Jesus,* nós Vos suplicamos,* que debaixo do céu brasileiro,* sejam, por mãos indignas,* profanados os vossos mistérios de amor.
V. Também vos pedimos com instância:
R. Deixai que a misericórdia do vosso Coração* vença a vossa justiça divina em prol daqueles* que se recusaram à honra da vossa vocação sacerdotal* ou desertaram das fileiras sagradas.
V. Por vossa Mãe, Maria Santíssima, Medianeira de todas as graças e Rainha dos sacerdotes, atendei, Jesus, a esta nossa insistente oração.
R. Ó Maria,* ao vosso Coração Imaculado,* confiamos o nosso clero:* Guiai e guardai-o,* protegei e salvai-o.
Pai nosso, que estais no céu, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Amém.
(Indulgência de 07 anos. Indulgência Plenária, se rezada diariamente durante um mês, nas condições de costume. - S. Pen. Ap. 17-05-1927; 18-03-1932)."
Referência bibliográfica:
Obra fragmentada. p. 405-410.
(Indisponibilidade de dados bibliográficos).


"ORAÇÃO
S - Deus eterno e todo-poderoso, que dispusestes restaurar todas as coisas no vosso amado Filho, Rei do universo, fazei que todas as criaturas, libertas da escravidão e servindo à vossa majestade, vos glorifiquem eternamente. Por nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo.
T - Amém."
Referência bibliográfica:
O DIA DO SENHOR. Arquidiocese de Porto Alegre. Ano XLVI. 25/11/2018. R14. Ano B, nº 2753. Tempo Comum - Cristo Rei. Pallotti ArtLaser: Porto Alegre, 2018.

Rei... Rei... JESUS é nosso Rei.

quarta-feira, 18 de outubro de 2017

AÇÃO CATÓLICA


"Ação Católica
Ação Católica é, na frase de Pio XI, que a fundou e lhe traçou diretrizes certas, "a participação dos leigos no apostolado hierárquico".
O próprio Cristo confiou aos Apóstolos e seus sucessores a propagação da sua Igreja, revestindo-os dos poderes necessários para isso. Em consequência do Batismo e da Confirmação e pela posse da graça santificante somos todos filhos de Deus e irmãos uns dos outros, com obrigação de nos amarmos. Desta maneira também o leigo tem o direito e o dever de dar testemunho prático da sua fé cristã, sobretudo na roda da sua família e da sociedade em que vive. Semelhante apostolado sempre existiu como necessário às almas. Porém a Ação Católica vai mais longe.
A hierarquia convoca os leigos e lhes confere a missão de colaborar diretamente na cura das almas, sempre sob a direção imediata dos Ministros da Igreja. Não é uma participação na missão Sacerdotal nem Sacramental, mas apenas no apostolado, quer dizer a conquista das almas para Deus. Donde se vê que a sua atuação é religiosa, e se pode exercer em todas as camadas sociais.
No Brasil, e em quase todos os países, a Ação Católica divide-se em quatro ramos fundamentais: para homens, senhoras, moços e moças. - Não deixe de inscrever-te num desses ramos, a não ser que já pertenças à Congregação Maria.

ORAÇÃO DA AÇÃO CATÓLICA
Ó Jesus, Cristo Rei Eucarístico, cremos que estais verdadeiramente presente no Santíssimo Sacramento do altar. Cremos que, para a nossa salvação, vos imolais, todos os dias, no Santo Sacrifício da Missa e que fortaleceis nossas almas dando-vos como alimento na Santa Comunhão. Fazei, Senhor, que todos sempre vos conheçam, adorem e amem no Sacramento do vosso infinito amor.
Ó Jesus, Cristo Rei Eucarístico, concedei-nos a paz social, baseado na Justiça e na Caridade do vosso Divino Coração. Assim seja.
Coração Eucarístico de Jesus, venha a nós o vosso reino!
Nossa Senhora Aparecida, Padroeira e Rainha do Brasil, rogai por nós!


A ORAÇÃO DA JUVENTUDE CATÓLICA
Pai nosso que estais nos céus, queremos consagrar-vos nossa juventude, a fim de preparar desde agora a fidelidade sem desfalecimento de toda a nossa vida.
Dai-nos a graça de conservar corajosamente a pureza de nossas almas.
Afirmai em nossos corações a vontade de viver segundo a vossa vontade, de ser em toda a parte e sempre as testemunhas da verdade que nos confiastes para fazê-la irradiar sobre o mundo.
Dai-nos a compreensão do sacrifício de nosso Cristo, a fim de que estejamos prontos para todos os sacrifícios que nos pedirdes.
Forjai-nos uma alma fraternal para com todos os homens, que, em todas as classes da sociedade e em todas as nações do mundo, procuram o reino da Justiça.
Dai-nos a fé conquistadora dos Apóstolos, para que sejamos dignos de sermos os irmãos de nosso Redentor. Assim seja.


ORAÇÃO DO ASPIRANTE DA AÇÃO CATÓLICA
Ó Jesus, eu te adoro, eu te amo e quero fazer-te amar pelos outros. Com o auxílio de Maria Santíssima, tua Mãe e Mãe minha, quero ser puro nas ações, nas palavras e afetos.
Por teu amor serei obediente, trabalhador e leal.
Aceita a dor sincera dos meus pecados e fortifica-me nas tentações, bom com todos, pronto para o sacrifício e cada dia mais alegre por ser teu aspirante. Assim seja."
Referência bibliográfica:
Obra fragmentada. p. 410-413.
(Indisponibilidade de dados bibliográficos).

quinta-feira, 12 de outubro de 2017

NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA

Nossa Senhora Aparecida
12 DE OUTUBRO

"Encontrada por três pescadores no século XVIII, a imagem de Nossa Senhora Aparecida se transformou na Padroeira do Brasil.

Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves, pescadores da Vila de Guaratinguetá (SP), foram incumbidos, numa época não favorável à pescaria, de alimentar o Conde de Assumar, D. Pedro de Almeida e Portugal, governador da província de São Paulo e Minas Gerais, com peixes na região. Assim decretou a Câmara de Guaratinguetá. Desceram o Rio Paraíba, a noite toda, e nada conseguiram. Após muitas tentativas sem sucesso chegaram ao Porto Itaguaçu.
Depois de lançadas as redes, João Alves sentiu que alguma coisa pesava. Ao puxá-la, surgiu o corpo de uma imagem, mas sem a cabeça, que foi colocada no fundo do barco. Mais uma vez as redes foram lançadas, na tentativa de achar peixes e, de repente, surgiu a cabeça enegrecida da imagem. João Alves uniu corpo e rosto. Justinhos. E concluiu que aquilo só poderia ser um milagre. Benzeram-se os três pescadores, enrolaram os pedaços em um pano e continuaram a pescaria. Foi quando os peixes começaram a aparecer aos montes, como se fossem guiados para as canoas, a ponto de temerem pela integridade dos barcos.
A imagem ficou com a família de Felipe Pedroso durante 15 anos, que a levou para casa, onde as pessoas da vizinhança passaram a se reunir para rezar. A devoção cresceu no meio do povo e muitas graças foram alcançadas por aqueles que rezavam diante da Virgem. A fama dos poderes extraordinários daquela Nossa Senhora se espalhou pelas regiões do Brasil.
Um episódio chamou a atenção da comunidade da época. Certa vez, ao rezar o terço, devotos perceberam que duas velas se apagaram no altar, o que era muito estranho, porque aquela noite estava particularmente calma.
Uma fiel chamada Silvana da Rocha, que acompanhava o terço, insistiu em acender as velas mais uma vez, mas - para a surpresa de todos - elas se acenderam sozinhas, sem que ninguém as tocasse. Um perfeito milagre.
Com todos esses eventos, o vigário de Guaratinguetá construiu uma capela no alto do Morro dos Coqueiros, por volta de 1734. Aberta à visitação pública em 26 de julho de 1745 o número de fiéis aumentava de tal forma que, em 1834, iniciaram a construção de uma igreja maior, hoje conhecida como Basílica Velha."
Referência bibliográfica:
MARIA DE NAZARÉ. História. Aparições. Imagens. Orações. Artes Sacras. (Por Cristina Livramento). Editora Parma. Aloha Publisher. Nº 1. p. 60.

"A imagem
A cor acanelada com que hoje é conhecida deve-se ao fato de ter sido exposta, durante anos, ao picumã das chamas das velas e dos candeeiros. Seu estilo é seiscentista, como atestam alguns especialistas que a estudaram. É de terracota (de argila), modelada e cozida em formo apropriado, com 40 centímetros de altura."
Referência bibliográfica:
MARIA DE NAZARÉ. História. Aparições. Imagens. Orações. Artes Sacras. (Por Cristina Livramento). Editora Parma. Aloha Publisher. Nº 1. p. 60.

"Chama a atenção a forma sorridente dos lábios, queixo encastoado e, no centro, uma covinha, cabelo penteado e com flores em relevo, broche de três pérolas na testa e porte empinado para trás.
Todos esses detalhes se encontram na imagem e, por isso, os especialistas Dom Clemente da Silva Nigra e Dom Paulo Lachenmayer, concluíram que a Nossa Senhora foi esculpida pelo monge beneditino Frei Agostinho de Jesus."
Referência bibliográfica:
MARIA DE NAZARÉ. História. Aparições. Imagens. Orações. Artes Sacras. (Por Cristina Livramento). Editora Parma. Aloha Publisher. Nº 1. p. 60-61.

"Coroada em 8 de setembro de 1904, a peça passou a usar oficialmente a coroa ofertada pela Princesa Isabel, em 1884, bem como o manto azul-marinho.
Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira Oficial, em 1929, por determinação do Papa Pio XI."
Referência bibliográfica:
MARIA DE NAZARÉ. História. Aparições. Imagens. Orações. Artes Sacras. (Por Cristina Livramento). Editora Parma. Aloha Publisher. Nº 1. p. 61.

"CONSAGRAÇÃO A NOSSA SENHORA APARECIDA
Ó incomparável Senhora da Conceição Aparecida, Mãe de meu Deus, Rainha dos Anjos, Advogada dos pecadores, Refúgio e Consolação dos aflitos e atribulados. Ó Virgem Santíssima, cheia de poder e bondade, lançai sobre nós um olhar favorável para que sejamos socorridos em todas as necessidades em que nos achamos.
Lembrai-vos, clementíssima Mãe Aparecida, que não consta que nenhum dos que têm a Vós recorrido, invocado vosso Santíssimo Nome e implorado vossa singular proteção, fosse por Vós abandonado. Animado com esta confiança a Vós recorro, Vos tomo de hoje para sempre por minha mãe, minha protetora, minha consolação e guia, minha esperança, minha luz na hora da morte. Assim, pois, Senhora, livrai-me de tudo que possa ofender-Vos e a Vosso Santíssimo Filho, meu Redentor e meu Senhor Jesus Cristo. Virgem bendita, preservai a este vosso indigno servo, a esta casa e seus habitantes, da peste, fome, guerra, trovões, raios, tempestades e outros perigos e males que nos possam flagelar. Soberana Senhora, dignai-Vos, dirigir-nos em todos negócios temporais e espirituais, livrai-nos da tentação do demônio para que, trilhando pelo caminho da virtude, pelos merecimentos da vossa puríssima Virgindade e do Preciosíssimo Sangue de vosso Filho, Vos vamos ver, amar e gozar na eterna glória por todos os séculos dos séculos. Assim seja."
Referência bibliográfica:
ADOREMUS. Manual de orações e exercícios piedosos. Dom Frei Eduardo, O.F.M. XXVII edição. Salvador/Bahia. Editora Mensageiro da fé.(Sem data, aproximado ao ano de 1930). p. 260-261.

"ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO BRASIL
Ó Deus de misericórdia, assim como a imagem da Mãe de Deus ficou intacta no incêndio ocorrido na igreja de Santo Efrém, em Nápoles, na Itália, apagai o ímpeto de nossas paixões e socorrei a nossa fraqueza e concedei-nos ressurgir de nossos pecados pela intercessão de Maria, cuja memória celebramos.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém."
Referência bibliográfica:
MARIA DE NAZARÉ. História. Aparições. Imagens. Orações. (Por Cristina Livramento). Artes Sacras. Editora Parma. Aloha Publisher. Nº 1. p. 97.


CANTO:
"GRAÇAS DEMOS À SENHORA
1. Graças demos à Senhora
    que por Deus foi escolhida
    /:para ser a Mãe de Cristo
    a Senhora Aparecida.:/
2. Virgem Santa, Virgem bela,
    Mãe amável, Mãe querida,
    /:amparai-nos, socorrei-nos,
    ó Senhora Aparecida,:/
3. Nos momentos de perigo
    que são tantos nesta vida:
    /:Confiantes recorramos,
    à Senhora Aparecida.:/
4. Protegei a Santa Igreja,
    nossa mestra, nosso guia.
    /:Protegei a nossa Pátria,
    ó Senhora Aparecida!:/
5. Pelos lares brasileiros,
    pela infância desvalida.
    /:Oh! Velai maternalmente,
    Virgem Mãe Aparecida!:/
6. E na hora derradeira,
    ao sairmos desta vida,
    /:suplicai a Deus por nós,
    Virgem Mãe, Aparecida!:/"
Referência bibliográfica:
A COMUNIDADE CANTA em comunhão e participação. Arquidiocese de Porto Alegre - RS.  11.ª edição 10.000 exemplares. 10.04.1993 Pallotti. p. 153.

quinta-feira, 5 de outubro de 2017

MISSA EM HONRA DE MARIA IMACULADA

"MISSA EM HONRA DE MARIA IMACULADA
Sábado

A santa Missa é oferecido unicamente a Deus. Quanto aos Santos, a Igreja costuma celebrar a Missa para honrá-los, agradecendo a Deus as suas vitórias e suplicando-lhes a sua intercessão. Isto é uma honra para eles, porque reconhecemos o seu lugar de destaque no céu conquistado por suas virtudes insignes, e a posição de confiança junto a Deus, sendo eles encarregados de distribuir as suas divinas dádivas. Além disso, damo-lhes nova alegria, não essencial, mas acessória, semelhante aquela que gozam os Santos vendo a conversão dos pecadores. Santa Gertrudes, triste por não ter honrado a Maria Santíssima tanto quanto desejava, apresentou-lhe em reparação o Sagrado Coração de Jesus. Maria aparecendo-lhe aceitou o obséquio e sentiu tantas delícias, que declarou todas as negligências no seu serviço totalmente reparadas. Muito mais facilmente podemos reparar a honra devida, mas negada à Mãe de Deus, oferecendo a Deus em sua honra o Coração de Jesus no sacrifício da Missa.

                                  Oferecimento geral

Pai Eterno, em união com as santas intenções e sentimentos da Santíssima Virgem Maria, Mãe das Dores, no monte Calvário, ofereço-vos o sacrifício que o mesmo Vosso amado Filho, Jesus Cristo, ofereceu na cruz e agora renova sobre este altar pelas quatro seguintes intenções, a saber:
1. Para adorar-vos e prestar-vos com isto a honra devida. Quero reconhecer-vos com isto como soberano Senhor de todas as criaturas, quero confessar que tudo depende da Vossa vontade e que sois o nosso único e último fim;
2. Para vos agradecer os inúmeros benefícios recebidos;
3. Para aplacar a vossa justiça, irritada por tantos pecados, e dar-vos digna satisfação por eles;
4. Enfim para implorar graça e misericórdia para mim e... (a pessoa, por quem se quer oferecer a missa), por todos os aflitos e abatidos, pelos pobres pecadores, pelo mundo todo e as benditas almas do purgatório.
(3 anos de Indulgência. Indulgência Plenária  para quem rezar este oferecimento no princípio das missas obrigatórias nos domingos e festas de guarda durante um mês; cnf. cd. or.).

Oferecimento particular
Ofereço-vos este santo sacrifício em reparação dos agravos feitos pelos ímpios ao santo nome de Maria Imaculada e aos seus privilégios.

No início
Alegra-te com Maria e agradece com ela a Deus o privilégio da Imaculada Conceição, dizendo as palavras do Intróito:
Rejubilo e regozijo-me no Senhor, e minha alma exulta em meu Deus, porque me vestiu com os trajes da salvação e me rodeou com a vestimenta da justiça qual noiva adornada com suas jóias. (Is. 61,10).
Exalto-vos, Senhor, porque me livrastes e não permitistes se alegrassem à minha custa os meus inimigos. (Sl. 29,2).
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Aspiração. Bendita seja a santa e Imaculada Conceição da bem-aventurada Virgem Maria, Mãe de Deus.
(300 dias de Indulg. Indulg. - plen. rec. mens. cond. cost.).

Coleta
Ó Deus, que pela Imaculada Conceição da Virgem preparastes uma morada digna ao vosso Filho, rogamo-vos que, tendo-a preservado de toda mancha, em previsão da morte deste vosso filho, concedais que também nós, pela sua intercessão, cheguemos puros a vós. Pelo mesmo Jesus Cristo, vosso Filho, Senhor Nosso que, sendo Deus, convosco vive e reina em união com o Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.

Epístola
Ouve as palavras de Maria Santíssima, que te testemunha o amor de Deus para com ela desde a eternidade, e ama-a reparando as ofensas, que contra ela se levantam.
O Senhor me possuiu no começo das suas vias, antes de criar coisa alguma, desde o princípio. Desde a eternidade fui constituída e desde tempos imemoráveis, antes de ser criada a terra. Não não havia os abismos e eu já estava concebida; nem as fontes das águas tinham arrebentado, e não estavam firmemente assentes os montes sobre a sua massa pesada. Antes mesmo de haver outeiros eu já fora concebida. Ainda Ele não tinha feito a terra, nem os rios, nem os eixos do orbe terrestre. Quando Ele preparava os céus, estava eu presente; quando com lei certa, dentro do seu âmbito, cercou de barreiras os abismos; quando lá no alto firmava a região dos ares e equilibrava as fontes das águas; quando circunscrevia o mar no seu termo e punha lei às águas, para que não ultrapassassem os seus confins; quando sustentava pendentes os fundamentos da terra, estava eu com Ele, regulando tudo, e estava-me deleitando dia por dia, brincando em sua presença todo o tempo, brincando no orbe terrestre e me deliciava em estar com os filhos dos homens. Agora pois, filhos, ouvi-me. Bem-aventurados são os que guardam os meus caminhos. Ouvi a instrução, sede sábios e não a rejeiteis. Feliz o homem que me ouve e que vigia todos os dias à entrada de minha casa e se conserva em seus pórticos. Quem me achar, achará a vida e alcançará do Senhor a salvação.
(Prov. 8, 22-35).

Reza devotamente:

Bendito seja o amabilíssimo Coração de Jesus, o seu dulcíssimo Nome, e o da sua gloriosa Mãe, a Virgem Maria, por todos os séculos dos séculos.

Evangelho
Considera como o anjo saúda a Mãe de Jesus, como cheia de graça, portanto Imaculada, e saúda-a também tu reparando as blasfêmias proferidas contra ela.
Naquele tempo foi por Deus enviado o anjo Gabriel a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um varão, cujo nome é José, da casa de Davi. E o nome da virgem era Maria. Entrando, pois, o anjo em seu aposento, disse: "Ave, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres."  (Luc. 1, 26-28).
Reza em honra da Virgem Imaculada:
Seja vossa grande pureza
Bendita eternamente,
Pois um Deus onipotente
Se compraz em tal beleza.
A vós, celestial Princesa,
Sagrada Virgem Maria,
Ofereço desd' este dia
Alma, vida e coração.
Não me deixes, Mãe pia!
Olhai-me com compaixão.

Depois do Evangelho
Ato de fé na Imaculada Conceição e na infalibilidade do Papa.
Ó meu Deus, eu creio em vós, creio em tudo o que me revelastes e o que a Santa Igreja Católica propõe à minha crença. Creio em particular que a bem-aventurada Virgem Maria é verdadeiramente Mãe de Deus; creio firme e indubitavelmente que é ao mesmo tempo Virgem e Mãe e isenta de todo pecado pessoal, ainda o mais insignificante. Creio também firme e indubitavelmente que Maria, no primeiro instante da sua conceição, por especial graça e privilégio de Deus todo-poderoso, em vista dos merecimentos de Jesus Cristo, Salvador do gênero humano, foi preservada de toda mancha do pecado original. Creio também firme e indubitavelmente que o Pontífice Romano, falando do alto da sua cátedra, isto é, exercendo o cargo de pastor e doutor de todos cristãos e definindo por sua suprema e apostólica autoridade, deve ser acreditado por toda a Igreja nos pontos concernentes à fé ou aos costumes, pois goza, pela assistência divina que lhe foi prometida na pessoa do bem-aventurado Pedro, dessa infalibilidade, com que o divino Redentor quis dotar a sua Igreja na definição das coisas relativas à fé e aos costumes, e que, por conseguinte, tais definições do Pontífice Romano são irreformáveis por si mesmas e não só por consentimento da Igreja. Creio todas estas coisas, porque a vossa Santa Igreja, coluna e fundamento da verdade, que nunca errou e nunca pode errar, as propõe à minha crença. 


Ofertório
Oração reparadora, 
à bem-aventurada Virgem Maria.
Virgem bendita, Mãe de Deus, do alto do céu, onde estais em vosso trono de Rainha volvei vosso benigno olhar a este mísero pecador, vosso servo. Ainda que bem reconheço a sua indignidade, contudo, em reparação das ofensas proferidas contra vós por línguas ímpias e blasfemas, vos louva e exalta do íntimo do seu coração como a mais pura, a mais bela e a mais santa de todas as criaturas.
Ele bendiz o vosso santo nome, bendiz as vossas sublimes prerrogativas da maternidade divina, da perpétua virgindade, da Imaculada Conceição e da cooperação na salvação do gênero humano. Bendiz o Eterno Pai, que vos escolheu de um modo particular como filha. Bendiz o Verbo Humanado, que em vossas puríssimas entranhas se revestiu da natureza humana e assim vos fez sua Mãe. Bendiz o Divino Espírito, que vos escolheu para sua esposa. Bendiz e exalta, cheia de gratidão, a augusta Trindade, que por sua escolha e predileção vos deu tal preferência que vos elevou sobre todas as criaturas à mais insigne santidade.
Ó Virgem santa e misericordiosa, alcançai para vossos ofensores a conversão, aceitai este pequeno obséquio do vosso servo e obtende também para ele, do vosso Divino Filho, o perdão dos seus próprios pecados. Assim seja.
(500 dias - Esta oração pode servir para ganhar a Indulgência Plenária concedidas nas condições de costume aos que nos primeiros sábados de cada mês, em espírito de reparação, fazem exercícios de piedade em honra da Virgem Imaculada, ultrajada no seu nome e privilégios.)

Ó Maria, abençoai esta casa, em que sempre se bendiz o vosso nome. Viva sempre Maria, a Imaculada, sempre Virgem, a bendita entre as mulheres, a Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo, a Rainha do paraíso!
(300 dias).
Ó Senhora das Dores, Maria, Mãe de todos os cristãos, rogai por nós.
(300 dias).
Sanctus
Louvores
Sois toda formosa, ó Maria.
E a mácula original não existe em vós.
Vós sois a glória de Jerusalém.
Vós sois a alegria de Israel.
Vós sois a honra de nosso povo.
Vós sois a advogada dos pecadores.
Ó Maria, ó Maria, Virgem prudentíssima,
Mãe clementíssima, rogai por nós.
Intercedei por nós junto a Jesus Cristo, Nosso Senhor.
Em vossa Conceição ó Virgem Maria, fostes imaculada:
Rogai por nós ao Pai cujo Filho destes ao mundo.
(500 dias)
Oração
Ó Deus, que pela Imaculada Conceição da Virgem  preparastes uma morada digna a vosso Filho, rogamos que, tendo-a preservado de toda mancha, em previsão da morte deste vosso filho, concedais que, também nós, pela sua intercessão, cheguemos puros até vós. Pelo mesmo Cristo, Senhor Nosso. Amém.
(8 anos de Indulgência - Plenária rec. mens. cond. cost. Os fiéis que, em qualquer dos doze sábados que imediatamente precederam a festa da Imaculada Conceição, fizerem orações em honra da mesma Imaculada Conceição podem lucrar uma Indulgência Plenária cond. cost.)


Consagração
Adora a Jesus sacramentado dizendo:
Meu Senhor e Meu Deus!
(7 anos de Indulgência).


Depois da Consagração
Prepara-te para a Santa Comunhão ou reza as seguintes orações:
Oferecimento do Preciosíssimo Sangue
Eterno Pai, ofereço-vos o Preciosíssimo Sangue de Jesus Cristo, em união com a Santíssima e Imaculada Virgem, com todos os Santos do céu e com todos os escolhidos da terra, em agradecimento pelas e prerrogativas, com que enriquecestes Maria, vossa Filha obedientíssima, sobretudo pela sua Imaculada Conceição. Ofereço-vos também este Sangue Precioso pela conversão dos pobres pecadores, pela propagação e exaltação da Santa Igreja, pela conservação e salvação do Santo Padre o Papa, e segundo a sua intenção.
Glória ao Pai, ao Filho e a Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Eterno Verbo Encarnado, ofereço-vos o vosso Sangue Preciosíssimo em união com a Santíssima e Imaculada Virgem, com todos os Santos do céu e com todos os escolhidos da terra, em agradecimento pelas graças e prerrogativas, com que enriquecestes Maria, vossa Mãe amantíssima, sobretudo pela sua Imaculada Conceição. Ofereço-vos também este Sangue Precioso pela conversão dos pobres pecadores, pela propagação e exaltação da Santa Igreja, pela conservação e salvação do Santo Padre o Papa, e segundo a sua intenção.
Glória ao Pai, ao Filho e a Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Eterno Espírito Santo, ofereço-vos o Preciosíssimo Sangue de Jesus Cristo, em união com a Santíssima e Imaculada Virgem, com todos os Santos do céu e com todos os escolhidos da terra, em agradecimento pelas graças e prerrogativas, com que enriquecestes Maria, vossa Esposa Fidelíssima, e sobretudo pela sua Imaculada Conceição. Ofereço-vos também este Sangue Precioso pela conversão dos pobres pecadores, pela propagação e exaltação da Santa Igreja, pela conservação e salvação do Santo Padre o Papa, e segundo a sua intenção.
Glória ao Pai, ao Filho e a Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Amém.


A Maria Santíssima
Imaculada Mãe de Deus, Santíssima Virgem Maria, pelo amor que tendes a Deus e pela gratidão, que lhe votais, pelas imemoráveis graças e prerrogativas, com que fostes enriquecida, sobretudo pelo privilégio singular da vossa Imaculada Conceição, e pelos infinitos merecimentos de Jesus Cristo, vosso divino Filho e Senhor meu, peço e conjuro-vos, me alcancei uma grande e perseverante devoção a vós e a plena confiança de conseguir, mediante a vossa poderosíssima intercessão, todas as graças que eu pedir. Desde já, convencido de obtê-las de vossa bondade de Mãe, venero-vos com um coração cheio de júbilo e gratidão e repito a saudação que o Santo Arcanjo Gabriel vos dirigiu: "Ave Maria".

Se não puderes comungar sacramentalmente, faze a comunhão espiritual:
COMUNHÃO ESPIRITUAL
Meu Jesus, creio que estais presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Eu vos amo sobre todas as coisas e desejo receber-Vos agora sacramentalmente, vinde ao menos de modo espiritual ao meu coração. Eu Vos abraço e me uno todo a Vós, como se já tivésseis vindo; não permitais jamais que eu me separe de Vós. Ó Jesus, sumo bem meu e doce amor meu, ferí, eu Vos suplico, e inflamai meu coração, para que sempre se abrase todo por Vós.
Indulgência: 3 anos.

Depois da Comunhão
Ato de consagração de São Francisco de Sales
Santíssima Virgem Maria, Mãe de Deus, eu ..., ainda que indigníssimo de ser vosso servo, movido contudo pela vossa admirável piedade e pelo desejo de vos servir, vos elejo hoje, em presença do meu Anjo da Guarda e de toda a corte celeste, por minha especial Senhora, Advogada e Mãe, e firmemente proponho servir-vos sempre, e fazer quanto puder, para que dos mais sejais também fielmente servida e amada.
Suplico-vos e peço-vos. ó Mãe piedosíssima, pelo sangue de vosso Filho, por mim derramado, me recebais por servo perpétuo, no número dos vossos devotos. Assisti-me em todas as minhas ações e alcançai-me a graça de que sejam tais, daqui para o futuro, os meus pensamentos, palavras e obras, que nunca mais ofenda os vossos olhos e os de vosso Divino Filho. Lembrai-vos de mim e não me abandoneis na hora da minha morte. Amém.
Ó Maria, minha Mãe, preservai-me hoje do pecado grave.
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.
Jesus, Maria, José, abençoai-nos agora e na agonia.
Indulgência: 300 dias."
Referência bibliográfica:
Obra fragmentada. p. 212-225.
(Indisponibilidade de dados bibliográficos).