quinta-feira, 5 de outubro de 2017

MISSA EM HONRA DE MARIA IMACULADA

"MISSA EM HONRA DE MARIA IMACULADA
Sábado

A santa Missa é oferecido unicamente a Deus. Quanto aos Santos, a Igreja costuma celebrar a Missa para honrá-los, agradecendo a Deus as suas vitórias e suplicando-lhes a sua intercessão. Isto é uma honra para eles, porque reconhecemos o seu lugar de destaque no céu conquistado por suas virtudes insignes, e a posição de confiança junto a Deus, sendo eles encarregados de distribuir as suas divinas dádivas. Além disso, damo-lhes nova alegria, não essencial, mas acessória, semelhante aquela que gozam os Santos vendo a conversão dos pecadores. Santa Gertrudes, triste por não ter honrado a Maria Santíssima tanto quanto desejava, apresentou-lhe em reparação o Sagrado Coração de Jesus. Maria aparecendo-lhe aceitou o obséquio e sentiu tantas delícias, que declarou todas as negligências no seu serviço totalmente reparadas. Muito mais facilmente podemos reparar a honra devida, mas negada à Mãe de Deus, oferecendo a Deus em sua honra o Coração de Jesus no sacrifício da Missa.

                                  Oferecimento geral

Pai Eterno, em união com as santas intenções e sentimentos da Santíssima Virgem Maria, Mãe das Dores, no monte Calvário, ofereço-vos o sacrifício que o mesmo Vosso amado Filho, Jesus Cristo, ofereceu na cruz e agora renova sobre este altar pelas quatro seguintes intenções, a saber:
1. Para adorar-vos e prestar-vos com isto a honra devida. Quero reconhecer-vos com isto como soberano Senhor de todas as criaturas, quero confessar que tudo depende da Vossa vontade e que sois o nosso único e último fim;
2. Para vos agradecer os inúmeros benefícios recebidos;
3. Para aplacar a vossa justiça, irritada por tantos pecados, e dar-vos digna satisfação por eles;
4. Enfim para implorar graça e misericórdia para mim e... (a pessoa, por quem se quer oferecer a missa), por todos os aflitos e abatidos, pelos pobres pecadores, pelo mundo todo e as benditas almas do purgatório.
(3 anos de Indulgência. Indulgência Plenária  para quem rezar este oferecimento no princípio das missas obrigatórias nos domingos e festas de guarda durante um mês; cnf. cd. or.).

Oferecimento particular
Ofereço-vos este santo sacrifício em reparação dos agravos feitos pelos ímpios ao santo nome de Maria Imaculada e aos seus privilégios.

No início
Alegra-te com Maria e agradece com ela a Deus o privilégio da Imaculada Conceição, dizendo as palavras do Intróito:
Rejubilo e regozijo-me no Senhor, e minha alma exulta em meu Deus, porque me vestiu com os trajes da salvação e me rodeou com a vestimenta da justiça qual noiva adornada com suas jóias. (Is. 61,10).
Exalto-vos, Senhor, porque me livrastes e não permitistes se alegrassem à minha custa os meus inimigos. (Sl. 29,2).
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Aspiração. Bendita seja a santa e Imaculada Conceição da bem-aventurada Virgem Maria, Mãe de Deus.
(300 dias de Indulg. Indulg. - plen. rec. mens. cond. cost.).

Coleta
Ó Deus, que pela Imaculada Conceição da Virgem preparastes uma morada digna ao vosso Filho, rogamo-vos que, tendo-a preservado de toda mancha, em previsão da morte deste vosso filho, concedais que também nós, pela sua intercessão, cheguemos puros a vós. Pelo mesmo Jesus Cristo, vosso Filho, Senhor Nosso que, sendo Deus, convosco vive e reina em união com o Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.

Epístola
Ouve as palavras de Maria Santíssima, que te testemunha o amor de Deus para com ela desde a eternidade, e ama-a reparando as ofensas, que contra ela se levantam.
O Senhor me possuiu no começo das suas vias, antes de criar coisa alguma, desde o princípio. Desde a eternidade fui constituída e desde tempos imemoráveis, antes de ser criada a terra. Não não havia os abismos e eu já estava concebida; nem as fontes das águas tinham arrebentado, e não estavam firmemente assentes os montes sobre a sua massa pesada. Antes mesmo de haver outeiros eu já fora concebida. Ainda Ele não tinha feito a terra, nem os rios, nem os eixos do orbe terrestre. Quando Ele preparava os céus, estava eu presente; quando com lei certa, dentro do seu âmbito, cercou de barreiras os abismos; quando lá no alto firmava a região dos ares e equilibrava as fontes das águas; quando circunscrevia o mar no seu termo e punha lei às águas, para que não ultrapassassem os seus confins; quando sustentava pendentes os fundamentos da terra, estava eu com Ele, regulando tudo, e estava-me deleitando dia por dia, brincando em sua presença todo o tempo, brincando no orbe terrestre e me deliciava em estar com os filhos dos homens. Agora pois, filhos, ouvi-me. Bem-aventurados são os que guardam os meus caminhos. Ouvi a instrução, sede sábios e não a rejeiteis. Feliz o homem que me ouve e que vigia todos os dias à entrada de minha casa e se conserva em seus pórticos. Quem me achar, achará a vida e alcançará do Senhor a salvação.
(Prov. 8, 22-35).

Reza devotamente:

Bendito seja o amabilíssimo Coração de Jesus, o seu dulcíssimo Nome, e o da sua gloriosa Mãe, a Virgem Maria, por todos os séculos dos séculos.

Evangelho
Considera como o anjo saúda a Mãe de Jesus, como cheia de graça, portanto Imaculada, e saúda-a também tu reparando as blasfêmias proferidas contra ela.
Naquele tempo foi por Deus enviado o anjo Gabriel a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um varão, cujo nome é José, da casa de Davi. E o nome da virgem era Maria. Entrando, pois, o anjo em seu aposento, disse: "Ave, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres."  (Luc. 1, 26-28).
Reza em honra da Virgem Imaculada:
Seja vossa grande pureza
Bendita eternamente,
Pois um Deus onipotente
Se compraz em tal beleza.
A vós, celestial Princesa,
Sagrada Virgem Maria,
Ofereço desd' este dia
Alma, vida e coração.
Não me deixes, Mãe pia!
Olhai-me com compaixão.

Depois do Evangelho
Ato de fé na Imaculada Conceição e na infalibilidade do Papa.
Ó meu Deus, eu creio em vós, creio em tudo o que me revelastes e o que a Santa Igreja Católica propõe à minha crença. Creio em particular que a bem-aventurada Virgem Maria é verdadeiramente Mãe de Deus; creio firme e indubitavelmente que é ao mesmo tempo Virgem e Mãe e isenta de todo pecado pessoal, ainda o mais insignificante. Creio também firme e indubitavelmente que Maria, no primeiro instante da sua conceição, por especial graça e privilégio de Deus todo-poderoso, em vista dos merecimentos de Jesus Cristo, Salvador do gênero humano, foi preservada de toda mancha do pecado original. Creio também firme e indubitavelmente que o Pontífice Romano, falando do alto da sua cátedra, isto é, exercendo o cargo de pastor e doutor de todos cristãos e definindo por sua suprema e apostólica autoridade, deve ser acreditado por toda a Igreja nos pontos concernentes à fé ou aos costumes, pois goza, pela assistência divina que lhe foi prometida na pessoa do bem-aventurado Pedro, dessa infalibilidade, com que o divino Redentor quis dotar a sua Igreja na definição das coisas relativas à fé e aos costumes, e que, por conseguinte, tais definições do Pontífice Romano são irreformáveis por si mesmas e não só por consentimento da Igreja. Creio todas estas coisas, porque a vossa Santa Igreja, coluna e fundamento da verdade, que nunca errou e nunca pode errar, as propõe à minha crença. 


Ofertório
Oração reparadora, 
à bem-aventurada Virgem Maria.
Virgem bendita, Mãe de Deus, do alto do céu, onde estais em vosso trono de Rainha volvei vosso benigno olhar a este mísero pecador, vosso servo. Ainda que bem reconheço a sua indignidade, contudo, em reparação das ofensas proferidas contra vós por línguas ímpias e blasfemas, vos louva e exalta do íntimo do seu coração como a mais pura, a mais bela e a mais santa de todas as criaturas.
Ele bendiz o vosso santo nome, bendiz as vossas sublimes prerrogativas da maternidade divina, da perpétua virgindade, da Imaculada Conceição e da cooperação na salvação do gênero humano. Bendiz o Eterno Pai, que vos escolheu de um modo particular como filha. Bendiz o Verbo Humanado, que em vossas puríssimas entranhas se revestiu da natureza humana e assim vos fez sua Mãe. Bendiz o Divino Espírito, que vos escolheu para sua esposa. Bendiz e exalta, cheia de gratidão, a augusta Trindade, que por sua escolha e predileção vos deu tal preferência que vos elevou sobre todas as criaturas à mais insigne santidade.
Ó Virgem santa e misericordiosa, alcançai para vossos ofensores a conversão, aceitai este pequeno obséquio do vosso servo e obtende também para ele, do vosso Divino Filho, o perdão dos seus próprios pecados. Assim seja.
(500 dias - Esta oração pode servir para ganhar a Indulgência Plenária concedidas nas condições de costume aos que nos primeiros sábados de cada mês, em espírito de reparação, fazem exercícios de piedade em honra da Virgem Imaculada, ultrajada no seu nome e privilégios.)

Ó Maria, abençoai esta casa, em que sempre se bendiz o vosso nome. Viva sempre Maria, a Imaculada, sempre Virgem, a bendita entre as mulheres, a Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo, a Rainha do paraíso!
(300 dias).
Ó Senhora das Dores, Maria, Mãe de todos os cristãos, rogai por nós.
(300 dias).
Sanctus
Louvores
Sois toda formosa, ó Maria.
E a mácula original não existe em vós.
Vós sois a glória de Jerusalém.
Vós sois a alegria de Israel.
Vós sois a honra de nosso povo.
Vós sois a advogada dos pecadores.
Ó Maria, ó Maria, Virgem prudentíssima,
Mãe clementíssima, rogai por nós.
Intercedei por nós junto a Jesus Cristo, Nosso Senhor.
Em vossa Conceição ó Virgem Maria, fostes imaculada:
Rogai por nós ao Pai cujo Filho destes ao mundo.
(500 dias)
Oração
Ó Deus, que pela Imaculada Conceição da Virgem  preparastes uma morada digna a vosso Filho, rogamos que, tendo-a preservado de toda mancha, em previsão da morte deste vosso filho, concedais que, também nós, pela sua intercessão, cheguemos puros até vós. Pelo mesmo Cristo, Senhor Nosso. Amém.
(8 anos de Indulgência - Plenária rec. mens. cond. cost. Os fiéis que, em qualquer dos doze sábados que imediatamente precederam a festa da Imaculada Conceição, fizerem orações em honra da mesma Imaculada Conceição podem lucrar uma Indulgência Plenária cond. cost.)


Consagração
Adora a Jesus sacramentado dizendo:
Meu Senhor e Meu Deus!
(7 anos de Indulgência).


Depois da Consagração
Prepara-te para a Santa Comunhão ou reza as seguintes orações:
Oferecimento do Preciosíssimo Sangue
Eterno Pai, ofereço-vos o Preciosíssimo Sangue de Jesus Cristo, em união com a Santíssima e Imaculada Virgem, com todos os Santos do céu e com todos os escolhidos da terra, em agradecimento pelas e prerrogativas, com que enriquecestes Maria, vossa Filha obedientíssima, sobretudo pela sua Imaculada Conceição. Ofereço-vos também este Sangue Precioso pela conversão dos pobres pecadores, pela propagação e exaltação da Santa Igreja, pela conservação e salvação do Santo Padre o Papa, e segundo a sua intenção.
Glória ao Pai, ao Filho e a Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Eterno Verbo Encarnado, ofereço-vos o vosso Sangue Preciosíssimo em união com a Santíssima e Imaculada Virgem, com todos os Santos do céu e com todos os escolhidos da terra, em agradecimento pelas graças e prerrogativas, com que enriquecestes Maria, vossa Mãe amantíssima, sobretudo pela sua Imaculada Conceição. Ofereço-vos também este Sangue Precioso pela conversão dos pobres pecadores, pela propagação e exaltação da Santa Igreja, pela conservação e salvação do Santo Padre o Papa, e segundo a sua intenção.
Glória ao Pai, ao Filho e a Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Eterno Espírito Santo, ofereço-vos o Preciosíssimo Sangue de Jesus Cristo, em união com a Santíssima e Imaculada Virgem, com todos os Santos do céu e com todos os escolhidos da terra, em agradecimento pelas graças e prerrogativas, com que enriquecestes Maria, vossa Esposa Fidelíssima, e sobretudo pela sua Imaculada Conceição. Ofereço-vos também este Sangue Precioso pela conversão dos pobres pecadores, pela propagação e exaltação da Santa Igreja, pela conservação e salvação do Santo Padre o Papa, e segundo a sua intenção.
Glória ao Pai, ao Filho e a Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Amém.


A Maria Santíssima
Imaculada Mãe de Deus, Santíssima Virgem Maria, pelo amor que tendes a Deus e pela gratidão, que lhe votais, pelas imemoráveis graças e prerrogativas, com que fostes enriquecida, sobretudo pelo privilégio singular da vossa Imaculada Conceição, e pelos infinitos merecimentos de Jesus Cristo, vosso divino Filho e Senhor meu, peço e conjuro-vos, me alcancei uma grande e perseverante devoção a vós e a plena confiança de conseguir, mediante a vossa poderosíssima intercessão, todas as graças que eu pedir. Desde já, convencido de obtê-las de vossa bondade de Mãe, venero-vos com um coração cheio de júbilo e gratidão e repito a saudação que o Santo Arcanjo Gabriel vos dirigiu: "Ave Maria".

Se não puderes comungar sacramentalmente, faze a comunhão espiritual:
COMUNHÃO ESPIRITUAL
Meu Jesus, creio que estais presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Eu vos amo sobre todas as coisas e desejo receber-Vos agora sacramentalmente, vinde ao menos de modo espiritual ao meu coração. Eu Vos abraço e me uno todo a Vós, como se já tivésseis vindo; não permitais jamais que eu me separe de Vós. Ó Jesus, sumo bem meu e doce amor meu, ferí, eu Vos suplico, e inflamai meu coração, para que sempre se abrase todo por Vós.
Indulgência: 3 anos.

Depois da Comunhão
Ato de consagração de São Francisco de Sales
Santíssima Virgem Maria, Mãe de Deus, eu ..., ainda que indigníssimo de ser vosso servo, movido contudo pela vossa admirável piedade e pelo desejo de vos servir, vos elejo hoje, em presença do meu Anjo da Guarda e de toda a corte celeste, por minha especial Senhora, Advogada e Mãe, e firmemente proponho servir-vos sempre, e fazer quanto puder, para que dos mais sejais também fielmente servida e amada.
Suplico-vos e peço-vos. ó Mãe piedosíssima, pelo sangue de vosso Filho, por mim derramado, me recebais por servo perpétuo, no número dos vossos devotos. Assisti-me em todas as minhas ações e alcançai-me a graça de que sejam tais, daqui para o futuro, os meus pensamentos, palavras e obras, que nunca mais ofenda os vossos olhos e os de vosso Divino Filho. Lembrai-vos de mim e não me abandoneis na hora da minha morte. Amém.
Ó Maria, minha Mãe, preservai-me hoje do pecado grave.
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.
Jesus, Maria, José, abençoai-nos agora e na agonia.
Indulgência: 300 dias."
Referência bibliográfica:
Obra fragmentada. p. 212-225.
(Indisponibilidade de dados bibliográficos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário