sexta-feira, 20 de outubro de 2017

CRISTO REI

"FESTA DE CRISTO REI
último domingo de outubro

Celebra a Igreja esta festa reconhecendo o Filho de Deus feito homem como supremo Rei, Redentor, Sacerdote, Legislador e Juiz, para desfazer a tentativa dos ímpios, que negam a realeza universal de Jesus, e, por conseguinte, não lhe querem estar sujeitos por uma incondicional obediência.

ORAÇÃO
Ó Deus onipotente e eterno, que quisestes renovar o universo no vosso dileto Filho, Rei universal, concedei propício que todas as famílias das nações desunidas pela chaga do pecado se submetam ao seu suave império. Pelo mesmo Cristo, Senhor Nosso. Amém.

CONSAGRAÇÃO AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
(prescrita para a Festa de Jesus Cristo-Rei)
Dulcíssimo Jesus, Redentor do gênero humano, lançai sobre nós, que humildemente estamos prostrados diante do vosso altar, os vossos olhares. Nós somos e queremos ser vossos; e, a fim de podermos viver mais intimamente unidos a vós, cada um de nós se consagra espontaneamente, neste dia, ao vosso Sacratíssimo Coração.
Muitos há que nunca vos conheceram; muitos, desprezando os vossos mandamentos, vos renegaram. Benigníssimo Jesus, tende piedade de uns e de outros, e trazei-os todos ao vosso Sacratíssimo Coração.
Senhor, sede Rei não somente dos fiéis, que nunca de vós se afastaram, mas também dos filhos pródigos, que vos abandonaram; fazei que estes tornem, quanto antes, à casa paterna, para não perecerem de miséria e de fome.
Sede Rei dos que vivem iludidos no erro, ou separados de vós pela discórdia;  trazei-os ao porto da verdade e à unidade da fé, a fim de que, em breve, haja um só rebanho e um só pastor.
Sede Rei de todos aqueles que estão ainda sepultos nas trevas da idolatria e não recuseis conduzí-los todos à luz e ao Reino de Deus.
Volvei enfim um olhar de misericórdia aos filhos do que foi outrora vosso povo escolhido; desça também sobre eles, num batismo de redenção e de vida, aquele sangue que um dia sobre si invocaram.
Senhor, conservai incólume a vossa Igreja, e dai-lhe uma liberdade segura e sem peias; concedei ordem e paz a todos os povos; fazei que, dum polo a outro do mundo, ressoe uma só voz:
- Louvado seja o Coração divino que nos trouxe a salvação; honra e glória a ele por todos os séculos. Amém.
(5 anos de Indulgência - plen. rec. mens. cond. cost.;
7 anos dos que assistirem ao mesmo ato de consagração com as Ladainhas do Sagrado Coração de Jesus, diante do Santíssimo Coração, exposto, na Festa de Cristo-Rei, em qualquer Igreja ou oratório público e também semi-público, contanto que seja legitimamente usado, e se além disso se confessarem, comungarem e rezarem nas intenções do Papa podem lucrar uma Indulgência Plenária.).

ORAÇÃO A JESUS CRISTO-REI
Ó Cristo Jesus, reconheço-vos como Rei universal.
Tudo o que foi feito, para vós foi criado. Exercei sobre mim os vossos direitos. Renovo minhas promessas do Batismo, renunciando a Satanás , às suas pompas e às suas obras e prometo viver como bom cristão. E muito particularmente prometo triunfar, pelos meios ao meu alcance, os direitos de Deus e da vossa Igreja.
Divino Coração de Jesus, ofereço-vos minhas pobres ações para alcançar que todos os corações reconheçam vossa realeza sagrada e assim se estabeleça no universo inteiro o reino de vossa paz. Assim seja.
(Indulgência Plenária uma vez por dia, - cond. cost.).

ORAÇÃO DO CARDEAL LEME PELO CLERO BRASILEIRO
V. Deixai, ó Jesus, que no vosso Coração eucarístico depositemos as mais ardentes preces pelo nosso clero.
R. Multiplicai as vocações sacerdotais em nossa Pátria.* Atraí ao vosso altar os filhos do nosso Brasil.* Chamai-os com instância ao vosso ministério.
V. Conservai na perfeita fidelidade ao vosso serviço aqueles a quem já chamastes. Afervorai-os, purificai-os, santificai-os, não permitindo que se afastem do espírito da vossa Igreja.
R. Não consintais, ó Jesus,* nós Vos suplicamos,* que debaixo do céu brasileiro,* sejam, por mãos indignas,* profanados os vossos mistérios de amor.
V. Também vos pedimos com instância:
R. Deixai que a misericórdia do vosso Coração* vença a vossa justiça divina em prol daqueles* que se recusaram à honra da vossa vocação sacerdotal* ou desertaram das fileiras sagradas.
V. Por vossa Mãe, Maria Santíssima, Medianeira de todas as graças e Rainha dos sacerdotes, atendei, Jesus, a esta nossa insistente oração.
R. Ó Maria,* ao vosso Coração Imaculado,* confiamos o nosso clero:* Guiai e guardai-o,* protegei e salvai-o.
Pai nosso, que estais no céu, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Amém.
(Indulgência de 07 anos. Indulgência Plenária, se rezada diariamente durante um mês, nas condições de costume. - S. Pen. Ap. 17-05-1927; 18-03-1932)."
Referência bibliográfica:
Obra fragmentada. p. 405-410.
(Indisponibilidade de dados bibliográficos).


"ORAÇÃO
S - Deus eterno e todo-poderoso, que dispusestes restaurar todas as coisas no vosso amado Filho, Rei do universo, fazei que todas as criaturas, libertas da escravidão e servindo à vossa majestade, vos glorifiquem eternamente. Por nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo.
T - Amém."
Referência bibliográfica:
O DIA DO SENHOR. Arquidiocese de Porto Alegre. Ano XLVI. 25/11/2018. R14. Ano B, nº 2753. Tempo Comum - Cristo Rei. Pallotti ArtLaser: Porto Alegre, 2018.

Rei... Rei... JESUS é nosso Rei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário