"IV. Religião
A religião dos judeus no tempo de Jesus está centrada em dois pólos fundamentais: o Templo e a sinagoga.1. O Templo
O Templo é sem dúvida o centro de Israel. É nele que todos os judeus, mesmo os da Dispersão, devem se reunir para prestar culto a Deus. No Templo habita o Deus único, santo, puro, separado, perfeito. Por natureza, os seres humanos e as coisas são profanos, impuros, banais,imperfeitos. A única forma de se purificar é aproximar-se de Deus. O homem se torna mais puro quanto mais perto estiver de Deus; quanto mais distante, mais impuro. Percebe-se, então o poder dos sacerdotes na sociedade judaica: são eles que estão mais perto de Deus e, consequentemente, cabe a eles decidir sobre o que é puro e impuro, e também o que fazer para se purificar. Essa autoridade dos sacerdotes sobre o povo acaba legitimando e reforçando o Templo, que se torna não só o centro religioso, mas também o centro econômico e político. É por isso que no tempo de Jesus o Templo possui imensas riquezas (o Tesouro) e toda a cúpula governamental age a partir daí (o Sinédrio). Desse modo, a casa de oração e ofertas a Deus se torna um imenso banco e lugar de poder político. Em outras palavras, a religião se torna instrumento de exploração e opressão do povo.
2. A sinagoga
O Templo é o centro de toda a vida de Israel. É o lugar de culto, e o povo o frequenta principalmente por ocasião das grandes festas. Na vida comum, o centro religioso é constituído pela sinagoga, presente até mesmo nos menores povoados. Sinagoga é lugar onde o povo se reúne para a oração, para ouvir a palavra de Deus, e para a pregação."
Referência bibliográfica:
EVANGELHO. Edição Pastoral. Tradução e introduções: Ivo Storniolo. Euclides Martins Balancin. 2.ª edição. São Paulo: Edições Paulinas. 1989. pp. 16-17.
SINAGOGA
"O sacerdote não tem função especial na sinagoga, porque esta não é lugar de culto litúrgico."Referência bibliográfica:
EVANGELHO. Edição Pastoral. Tradução e introduções: Ivo Storniolo. Euclides Martins Balancin. 2.ª edição. São Paulo: Edições Paulinas. 1989. p. 17.
SINAGOGA
"Em geral, a sinagoga pertence à comunidade local. Nos povoados menores, ela serve também como escolas para jovens e crianças. Nos centros maiores, constroem-se salas de aula ao lado da sala de reunião. Em Jerusalém, algumas sinagogas tinham até hospedaria e instalações sanitárias para os peregrinos."Referência bibliográfica:
EVANGELHO. Edição Pastoral. Tradução e introduções: Ivo Storniolo. Euclides Martins Balancin. 2.ª edição. São Paulo: Edições Paulinas. 1989. p. 17.
"Jesus nasceu, viveu e morreu dentro do contexto histórico do séc. I. Quando lemos o texto dos Evangelhos, devemos estar atentos para avaliar corretamente a sua atividade dentro da formação social, econômica, política e religiosa do seu tempo. Só assim a palavra e a ação de Jesus adquirirão relevo concreto para que nós a entendamos melhor e possamos transpor toda a significação que há na pessoa de Jesus para os nossos dias. Não se trata de reduzir toda a mensagem de Jesus a nível sociopolítico. Mas nem de cair no oposto, reduzindo a mensagem de Jesus a nível individual e intimista."
Referência bibliográfica:
EVANGELHO. Edição Pastoral. Tradução e introduções: Ivo Storniolo. Euclides Martins Balancin. 2.ª edição. São Paulo: Edições Paulinas. 1989. pp. 17-18.
EVANGELHO. Edição Pastoral. Tradução e introduções: Ivo Storniolo. Euclides Martins Balancin. 2.ª edição. São Paulo: Edições Paulinas. 1989. pp. 17-18.
"E a Palavra se fez homem
e habitou entre nós.
E nós contemplamos a sua glória:
glória do Filho único do Pai,
cheio de amor e fidelidade."
(Jo 1,14)."
(Jo 1,14)."
Referência bibliográfica:
EVANGELHO. Edição Pastoral. Tradução e introduções: Ivo Storniolo. Euclides Martins Balancin. 2.ª edição. São Paulo: Edições Paulinas. 1989. pp. 17-18.
EVANGELHO. Edição Pastoral. Tradução e introduções: Ivo Storniolo. Euclides Martins Balancin. 2.ª edição. São Paulo: Edições Paulinas. 1989. pp. 17-18.
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