"Jesus supera as tentações
- 1Então o Espírito conduziu Jesus ao deserto, para ser tentado pelo diabo. 2Jesus jejuou durante quarenta dias e quarenta noites, e, depois disso, sentiu fome. 3Então, o tentador se aproximou e disse a Jesus: "Se tu és Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem pães!" 4Mas Jesus respondeu: "A Escritura diz: 'Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.' "
5Então o diabo o levou à Cidade Santa, colocou-o na parte mais alta do templo. 6E lhe disse: "Se tu és Filho de Deus, joga-te para baixo! Porque a Escritura diz: 'Deus ordenará aos seus anjos a teu respeito, e eles te levarão nas mãos, para que não tropeces em nenhuma pedra.' " 7Jesus respondeu-lhe: "A Escritura também diz: 'Não tente o Senhor seu Deus.' "
8O diabo tornou a levar Jesus, agora para um monte muito alto. Mostrou-lhe todos os reinos do mundo e suas riquezas. 9E lhe disse: "Eu te darei tudo isso, se te ajoelhares diante de mim, para me adorar." 10Jesus disse-lhe: "Vá embora, Satanás, porque a Escritura diz: 'Você adorará ao Senhor seu Deus e somente a ele servirá.' "
11Então o diabo o deixou. E os anjos de Deus se aproximaram e serviram a Jesus."
(Evangelho: Mateus 4,1-11).
Referência bibliográfica:
BÍBLIA SAGRADA. Edição Pastoral. Paulus: 52.ª impressão, 2004. p. 1241-1242.
Referência bibliográfica:
BÍBLIA SAGRADA. Edição Pastoral. Paulus: 52.ª impressão, 2004. p. 1241-1242.
Explicação bíblica:
"4,1-11: Cf. nota em Mc 1,12-13. Mateus pormenoriza, salientando três tentações. Nelas, Jesus é tentado de falsificar a própria missão, realizando uma atividade que só busque satisfazer às necessidades imediatas, buscar o prestígio e ambicionar o poder e as riquezas. Jesus, porém, resiste a essas tentações. Seu projeto de justiça é transformar as estruturas segundo a vontade de Deus (palavra que sai da boca de Deus), não pondo Deus a seu próprio serviço ou interesse (Não tente o Senhor seu Deus), e não absolutizando coisas que geram opressão e exploração sobre os homens, criando ídolos (Você adorará o Senhor seu Deus...)."Referência bibliográfica:
BÍBLIA SAGRADA. Edição Pastoral. Paulus: 52.ª impressão, 2004. p. 1241-1242.
"Jesus fez a opção, o discernimento no deserto. As três tentações fundamentais pelas quais de passar toda a pessoa humana que é a tentação de ter, do poder e da fama. Jesus discerniu no deserto, durante quarenta dias de contato com o Pai e fez a opção que seguiu até a morte. Lá conseguiu resistir à tentação do poder. Esta tentação chega a cada pessoa humana. É muito mais interessante e gostoso ter poder do que servir. Para servir a gente precisa se munir de muitas qualidades. Para mandar não precisa. Mas, ao servir de verdade, vai causar muita alegria ao povo. O poder causa mais tristeza, acabrunhamento, decepção. O servir dá esperança, paz, alegria, acolhimento."
Referência bibliográfica:
JESUS no Evangelho de Marcos. Comissão da Animação Bíblica Pastoral. Arquidiocese de Porto Alegre. Gráfica Calábria. p. 33.
"O Mal não é uma abstração, mas designa uma pessoa, Satanás, o Maligno, o anjo que se opõe a Deus. O "diabo", é aquele que "se atravessa no meio" do plano de Deus e de sua "obra da salvação" realizada em Cristo" (nº 2851). Ele nos tenta, persegue, oprime, e às vezes de tal forma que nos sentimos impossibilitados de reagir a seus ataques. Precisamos constantemente de libertação, seja ela física, emocional/Psicológica, ou espiritual. A oração nos faz entrar em combate, até que a vitória sobre o "príncipe deste mundo" seja alcançada definitivamente."
Referência bibliográfica:
Referência bibliográfica:
ORAÇÕES SELECIONADAS POR CURA, LIBERTAÇÃO E INTERCESSÃO. Secretaria Rafael - R.C.C. Arquidiocese de Sorocaba. Org. Reinalda Delgado dos Reis. 9.ª ed. Edições Loyola. 1999. p. 11-12.
"NAS TENTAÇÕES
Repele prontamente as tentações, invocando o auxílio de Deus e da Virgem, e pronunciando com confiança os santos nomes:
Jesus! Maria!
(300 dias)
Antes morrer mil vezes que pecar!
Virgem Maria, Mãe de Deus, rogai a Jesus por mim.
(300 dias; - plen. rec. mens. cond. cost.)".
Referência bibliográfica:
Obra fragmentada. p. 27.
(Indisponibilidade de dados bibliográficos).
"Em graves tentações
Bendito seja, Senhor, para sempre o vosso santo Nome, pois permitistes, que viessem sobre mim estas tentações. Não as poderei evitar; mas é indispensável que eu a Vós recorra, para que me auxilieis, e as torneis em meu proveito. Eis-me, Senhor, em vexame; meu coração, está desassossegado por causa desta paixão que o atormenta vivamente. E que Vos direi, Pai amantíssimo? Estou entre angústias, salvai-me desta hora! É por isso que para Vós me chego, a fim de que manifesteis a vossa glória, e me livreis, quando mais humilhado eu estiver. Dignai-Vos, Senhor, livrar-me deste estado, porquanto, pobre de mim, que farei e onde irei sem Vós? Por mais esta vez ainda, Senhor, dai-me força e paciência. Sustentai-me, meu Deus, e nada temerei, quaisquer que sejam os males que venham sobre mim.
Poderosa é vossa mão onipotente para afastar de mim esta tentação e moderar sua violência, para que não sucumba de todo.
E quanto para mim é mais dificultosa esta mudança, tanto mais fácil é ela para Vós, porque é obra da destra do Altíssimo.
Em Vós, ó meu Deus, esperei, não serei confundido eternamente. Amém.
(300 dias de Indulg.)."
Referência bibliográfica:ADOREMUS. Manual de orações e exercícios piedosos. Dom Frei Eduardo, O.F.M. XXVII edição. Salvador/Bahia. Editora Mensageiro da fé.(Sem data, aproximado ao ano de 1930). p. 333-334.
"Salmo 141 (140)
A tentação do justo
1 Salmo. De Davi.Javé, eu te chamo, socorre-me depressa!
Ouve a minha voz quando eu clamo para ti!
2 Suba a minha prece como incenso à tua presença,
minhas mãos erguidas como oferta vespertina!
3 Javé, coloca em minha boca uma guarda,
uma sentinela à porta dos meus lábios.
4 Impede meu coração de se inclinar para o mal,
de cometer crimes junto com os mal feitores.
Não vou participar de seus banquetes!
5 Que o justo me bata, que o bom me corrija.
Que o óleo do injusto não me perfume a cabeça,
pois eu iria me comprometer com suas maldades.
6 Seus chefes caíram, despencando-se,
embora ouvissem as minhas palavras amáveis.
7 Como pedra de moído, rebentada por terra,
nossos ossos estão espalhados
junto à boca do túmulo.
8 Para ti, Javé, eu elevo os meus olhos,
eu me refugio em ti, não me deixes indefeso.
9 Guarda-me das armadilhas que prepararam para mim,
e das ciladas dos malfeitores,
10 Caiam os injustos em suas próprias redes,
enquanto eu escapo, em liberdade!"
Referência bibliográfica:
BÍBLIA SAGRADA. Edição Pastoral. Paulus: 52.ª impressão, 2004. p. 824-825.
Explicação bíblica:
"Sl 141: Súplica contra a tentação de se deixar seduzir pelos injustos.1-2: Tarde e noite são os momentos propícios para a súplica.
3-7: A grande tentação para os justos é ver a insolência e prosperidade dos injustos, que parecem ficar sempre impunes. O texto original é bastante corrompido e difícil.
8-10: Súplica final: só Deus pode proteger o justo para que este não caia na tentação."
Referência bibliográfica:
BÍBLIA SAGRADA. Edição Pastoral. Paulus: 52.ª impressão, 2004. p. 824-825.
"NOSSA SENHORA RAINHA DOS ANJOS
Augusta Rainha do Céu e Senhora dos anjos, vós que desde o princípio recebestes de Deus o poder e a missão de esmagar a cabeça de Satanás, nós vos pedimos humildemente, enviai vossas Santas Legiões de Anjos, para que elas, sob vosso poder e vossas ordens, persigam os infernais espíritos, combatendo-os por toda a parte, confundam a sua audácia e os precipitem nos abismos. Quem como Deus? Ó boa e terna Mãe, vós sereis sempre o nosso amor e a nossa esperança. Ó Mãe de Deus, enviai vossas Santas Legiões de Anjos para nos defender e repelir para longe de nós o cruel inimigo.
Santos Anjos e Arcanjos, defendei-nos e protegei-nos."
Referência bibliográfica:
ORAÇÕES SELECIONADAS POR CURA, LIBERTAÇÃO E INTERCESSÃO. Secretaria Rafael - R.C.C. Arquidiocese de Sorocaba. Org. Reinalda Delgado dos Reis. 9.ª ed. Edições Loyola. 1999. p. 28-29.
Ó São José, guarda e pai das almas virginais, a cuja fiel proteção foi confiado Jesus Cristo, a própria Inocência, e a Virgem das virgens, Maria: por estes dois caríssimos penhores - Jesus e Maria - vos peço e conjuro que eu, resguardado de toda a impureza, com alma sem mancha, o coração puro e o corpo casto, sirva a Jesus e Maria sempre em perfeita castidade. Amém.
(3 anos de indulg. - 7 anos cada dia do mês de março e em cada quarta-feira do ano; plenária, rec. mens. cond. cost.)."
Referência bibliográfica:
Obra fragmentada. p. 360.
(Indisponibilidade de dados bibliográficos).
"TERÇO DA LIBERTAÇÃO SIMPLES
Pai nosso, que estais no céu, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Oração da Invocação ao Espírito Santo
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos Vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor.
Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.
Oremos: Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito, e gozemos da Sua consolação. Por Cristo, Senhor Nosso. Amém!
Vinde, Espírito santo, enviai do céu um raio da Vossa luz!
Vinde, Pai dos pobres! Vinde, ó distribuidor dos bens! Vinde luz dos corações!
Vinde, Consolador supremo, doce hóspede e suave alegria das almas.
Ó luz beatíssima, inflamai no íntimo o coração de Vossos fiéis.
Sem a Vossa graça, nada há no homem, nada que se possa dizer inocente.
Lavai, pois, o que em nós é sórdido, regai o que é seco, sarai o que está enfermo.
Abrandai o que é duro, abrasai o que é frio, reconduzi o desviado.
Concedei a Vossos servos que em Vós confiam, o setenário de Vossos dons.
Dai-lhes o mérito da virtude, o Dom da graça final e o glorioso prêmio dos prazeres eternos. Amém!
Se Jesus me libertar, eu serei verdadeiramente livre.
Jesus tem piedade de mim. Jesus me cura. Jesus me salva. Jesus me liberta.
Jesus tem piedade de mim. Jesus me cura. Jesus me salva. Jesus me liberta.
Jesus tem piedade de mim. Jesus me cura. Jesus me salva. Jesus me liberta.
Jesus tem piedade de mim. Jesus me cura. Jesus me salva. Jesus me liberta.
Jesus tem piedade de mim. Jesus me cura. Jesus me salva. Jesus me liberta.
Jesus tem piedade de mim. Jesus me cura. Jesus me salva. Jesus me liberta.
Jesus tem piedade de mim. Jesus me cura. Jesus me salva. Jesus me liberta.
Jesus tem piedade de mim. Jesus me cura. Jesus me salva. Jesus me liberta.
Jesus tem piedade de mim. Jesus me cura. Jesus me salva. Jesus me liberta.
Jesus tem piedade de mim. Jesus me cura. Jesus me salva. Jesus me liberta.
Se Jesus me libertar, eu serei verdadeiramente livre.
Jesus tem piedade de mim. Jesus me cura. Jesus me salva. Jesus me liberta.
Jesus tem piedade de mim. Jesus me cura. Jesus me salva. Jesus me liberta.
Jesus tem piedade de mim. Jesus me cura. Jesus me salva. Jesus me liberta.
Jesus tem piedade de mim. Jesus me cura. Jesus me salva. Jesus me liberta.
Jesus tem piedade de mim. Jesus me cura. Jesus me salva. Jesus me liberta.
Jesus tem piedade de mim. Jesus me cura. Jesus me salva. Jesus me liberta.
Jesus tem piedade de mim. Jesus me cura. Jesus me salva. Jesus me liberta.
Jesus tem piedade de mim. Jesus me cura. Jesus me salva. Jesus me liberta.
Jesus tem piedade de mim. Jesus me cura. Jesus me salva. Jesus me liberta.
Jesus tem piedade de mim. Jesus me cura. Jesus me salva. Jesus me liberta.
Se Jesus me libertar, eu serei verdadeiramente livre.
Jesus tem piedade de mim. Jesus me cura. Jesus me salva. Jesus me liberta.
Jesus tem piedade de mim. Jesus me cura. Jesus me salva. Jesus me liberta.
Jesus tem piedade de mim. Jesus me cura. Jesus me salva. Jesus me liberta.
Jesus tem piedade de mim. Jesus me cura. Jesus me salva. Jesus me liberta.
Jesus tem piedade de mim. Jesus me cura. Jesus me salva. Jesus me liberta.
Jesus tem piedade de mim. Jesus me cura. Jesus me salva. Jesus me liberta.
Jesus tem piedade de mim. Jesus me cura. Jesus me salva. Jesus me liberta.
Jesus tem piedade de mim. Jesus me cura. Jesus me salva. Jesus me liberta.
Jesus tem piedade de mim. Jesus me cura. Jesus me salva. Jesus me liberta.
Jesus tem piedade de mim. Jesus me cura. Jesus me salva. Jesus me liberta.
Se Jesus me libertar, eu serei verdadeiramente livre.
Jesus tem piedade de mim. Jesus me cura. Jesus me salva. Jesus me liberta.
Jesus tem piedade de mim. Jesus me cura. Jesus me salva. Jesus me liberta.
Jesus tem piedade de mim. Jesus me cura. Jesus me salva. Jesus me liberta.
Jesus tem piedade de mim. Jesus me cura. Jesus me salva. Jesus me liberta.
Jesus tem piedade de mim. Jesus me cura. Jesus me salva. Jesus me liberta.
Jesus tem piedade de mim. Jesus me cura. Jesus me salva. Jesus me liberta.
Jesus tem piedade de mim. Jesus me cura. Jesus me salva. Jesus me liberta.
Jesus tem piedade de mim. Jesus me cura. Jesus me salva. Jesus me liberta.
Jesus tem piedade de mim. Jesus me cura. Jesus me salva. Jesus me liberta.
Jesus tem piedade de mim. Jesus me cura. Jesus me salva. Jesus me liberta.
Se Jesus me libertar, eu serei verdadeiramente livre.
Jesus tem piedade de mim. Jesus me cura. Jesus me salva. Jesus me liberta.
Jesus tem piedade de mim. Jesus me cura. Jesus me salva. Jesus me liberta.
Jesus tem piedade de mim. Jesus me cura. Jesus me salva. Jesus me liberta.
Jesus tem piedade de mim. Jesus me cura. Jesus me salva. Jesus me liberta.
Jesus tem piedade de mim. Jesus me cura. Jesus me salva. Jesus me liberta.
Jesus tem piedade de mim. Jesus me cura. Jesus me salva. Jesus me liberta.
Jesus tem piedade de mim. Jesus me cura. Jesus me salva. Jesus me liberta.
Jesus tem piedade de mim. Jesus me cura. Jesus me salva. Jesus me liberta.
Jesus tem piedade de mim. Jesus me cura. Jesus me salva. Jesus me liberta.
Jesus tem piedade de mim. Jesus me cura. Jesus me salva. Jesus me liberta.
Mãe das dores e de misericórdia, que a luz que emana de vossas chagas gloriosas destruam as forças de Satanás.
Mãe das dores e de misericórdia, que a luz que emana de vossas chagas gloriosas destruam as forças de Satanás.
Mãe das dores e de misericórdia, que a luz que emana de vossas chagas gloriosas destruam as forças de Satanás."
Referência bibliográfica:
ORAÇÕES SELECIONADAS POR CURA, LIBERTAÇÃO E INTERCESSÃO. Secretaria Rafael - R.C.C. Arquidiocese de Sorocaba. Org. Reinalda Delgado dos Reis. 9.ª ed. Edições Loyola. 1999. p. 83.
"O sábio é precavido e se afasta do mal; o insensato vai em frente sem pensar."
Provérbios: 14, 16.
Referência bibliográfica:
BÍBLIA SAGRADA. Edição Pastoral. Paulus: 52.ª impressão, 2004. p. 845.
"Uma das tentações mais sérias que sufoca o fervor e a ousadia é a sensação de derrota que nos transforma em pessimistas lamurientos e mal-humorados desencantados. Ninguém pode empreender uma luta, se de antemão não está plenamente confiado no triunfo. Quem começa sem confiança, perdeu de antemão metade da batalha e enterra os seus talentos. Embora com a dolorosa consciência das próprias fraquezas, há que seguir em frente, sem se dar por vencido, e recordar o que disse o senhor a São Paulo: "Basta-te a minha graça, porque a força se manifesta-se na fraqueza" (2Cor 12,9). O triunfo cristão é sempre uma cruz, mas cruz que é, simultaneamente, estandarte da vitória, que se empunha com ternura batalhadora contra as investidas do mal. O mau espírito da derrota é irmão da tentação de separar prematuramente o trigo do joio, resultado de uma desconfiança ansiosa e egocêntrica."
Referência bibliográfica:
EXORTAÇÃO APOSTÓLICA EVANGELII GAUDIUM A ALEGRIA DO EVANGELHO DO PAPA FRANCISCO. 1.ª edição. Paulinas. 2013. p. 73.
"Nunca devemos esquecer-nos de que, por vezes, "também Satanás se disfarça em anjo de luz" (2 Cor 11,14).
Referência bibliográfica:
EXORTAÇÃO APOSTÓLICA EVANGELII GAUDIUM A ALEGRIA DO EVANGELHO DO PAPA FRANCISCO. 1.ª edição. Paulinas. 2013. p. 126.
"12O que faço, continuarei fazendo, a fim de tirar qualquer pretexto daqueles que procuram algum para se gabarem dos mesmos títulos que nós temos. 13Esses tais são falsos apóstolos, operários fraudulentos disfarçados de apóstolos de Cristo. 14E não é de estranhar! O próprio Satanás se disfarça em anjo de luz! 15Por isso, não me surpreendo de que os ministros de Satanás se disfarcem como servidores da justiça. Mas o fim deles corresponderá às suas obras."
(Evangelho: 2 Coríntios 11,12-15.)
(Evangelho: 2 Coríntios 11,12-15.)
Referência bibliográfica:
BÍBLIA SAGRADA. Edição Pastoral. Paulus: 52.ª impressão, 2004. p. 1490.
Nenhum comentário:
Postar um comentário