sexta-feira, 8 de julho de 2016

BÊNÇÃO

"BENEDICTIO
Dominus sit cum omnibus nobis.
Non est in nobis.
Adjutorium nostrum in nomine Domini 
qui fecit caelum et Terram.
Benedic omnipotens Deus 
Pater + et Filius + et Spiritus Santus.
Amen."
FIRMINO, Nicolau. Dicionário Latino-Português. Companhia Melhoramentos de São Paulo. 1949. p. 82.

"BÊNÇÃO
O Senhor esteja conosco.
Ele está no meio de nós.
O nosso socorro está no nome do Senhor 
que fez o céu e a Terra.
Abençoe-nos Deus todo poderoso, 
+ Pai, + o Filho + e o Espírito Santo. 
Amém."


"PARA PEDIR A BÊNÇÃO
Que a força poderosa da Santa Cruz de Jesus Cristo me ilumine, me purifique, me santifique e me fortaleça no corpo e na alma.
Abençoe-me o Pai Todo-poderoso, o Filho Redentor e o Espírito Santificador. Amém."
Bibliografia:
Orações e Santos Populares. Pe. Paulo José Scopel. 19ª ed. 280º milheiro. Porto Alegre: La Salle, 1991. p. 190.


"ORAÇÃO DE BÊNÇÃO POR INTERCESSÃO DE ALGUÉM
(Obs: esta oração deve ser feita como Novena, em favor de uma pessoa que tenha amarras espirituais porque outras pessoas guardam mágoas dela. Onde houver "..." falar o nome da pessoa por quem está se fazendo esta Novena.)
Senhor, a Tua Palavra diz que, em Teu Nome, devo abençoar as pessoas: as que amo, aquelas que ainda não consigo amar, e aquelas pelas quais o Senhor me pede para interceder.
Eu sei, Jesus, que a benção é fruto do Teu amor dentro de mim e agindo através de mim. Por isso, eu agora Te peço: enche o meu coração com o teu amor para que todas estas pessoas sejam atingidas, agora, por Teu amor. (Medite um instante.)
Sim, Senhor, creio que neste momento o Teu amor está me plenificando, e com este amor posso agora abençoar: Senhor, que a Tua bênção, durante esta Novena, restaure o coração do(a)... e o(a) encha de amor e paz, e de todos os bens que Te agrade a ele(a) conceder.
Em nome do(a)... eu abençoo todas as pessoas que dele(a) guardaram rancor e mágoa, e também as perdoo por todo o mal que possam ter feito contra... 
Eu abençoo, em teu Nome, + Senhor Jesus Cristo, tudo que o(a) cerca: sua casa, seu trabalho, seus empreendimentos, seus entes queridos e todos os bens que lhe destes.
Por esta bênção, Senhor, eu Te agradeço. E agora, Jesus, peço-Te que nos abençoe e nos capacite a viver sob as Tuas bênçãos.
Ó Maria Imaculada, medianeira de todas as graças, confirma em nós as bênçãos do Senhor!
Amém!
Creio, Pai Nosso, Ave Maria e Glória.
Divino Espírito Santo, iluminai-nos!
Divino Espírito Santo, iluminai-nos!
Divino Espírito Santo, iluminai-nos!"
Bibliografia:
Orações selecionadas por Cura, Libertação e Intercessão. Secretaria Rafael - Arquidiocese de Sorocaba. Org. Reinalda Delgado dos Reis. 9ª ed. Edições Loyola. 1999. p. 102-103.

"PARA PEDIR A BÊNÇÃO PARA OUTRA PESSOA
A bênção do Pai, o amor do Filho, a força do Espírito Santo, a proteção da Rainha do céu, a assistência dos Anjos, a intercessão de todos os Santos  e as súplicas das benditas almas do purgatório estejam contigo e te acompanhem sempre e por toda a parte. Amém."
Bibliografia:
Orações e Santos Populares. Pe. Paulo José Scopel. 19ª ed. 280º milheiro. Porto Alegre: La Salle, 1991. p. 190.


"PARA PEDIR A BENÇÃO DA SAÚDE
A minha proteção está nas mãos de Deus Pai, que fez o céu e a terra.
Senhor, Jesus Cristo, ouvi minha oração.
Divino Espírito Santo, iluminai-me.
Virgem Santíssima, abençoai-me.
Ó DEUS PAI! Olhai para mim, vosso servo, sujeito a enfermidades e oprimido por muitos outros problemas e dificuldades, reconfortai meu corpo e minha alma a fim de que, purificado pelo sofrimento, me sinta fortalecido e encorajado por vossa vontade.
Ó DEUS FILHO! Fazei entrar em minha alma a vossa paz e a vossa misericórdia. Afastai de mim toda a maldade dos demônios, e venham para proteger-me os anjos portadores da paz.
Desapareça de minha alma todo o rancor e a maligna discórdia.
Manifestai em mim, Senhor Jesus, o poder de vosso santo nome e abençoai-me, vós que sois santo, bom e compassivo.
Ó DEUS ESPÍRITO SANTO! Sede-me propício e conservai-vos a meu lado, para que, recobrando eu a saúde do corpo e da alma possa render-vos graças com a alma transbordante de paz e alegria.
PELO SINAL E PODER DA SANTA CRUZ, pela intercessão da Virgem Maria, o Senhor me abençoe e me proteja, olhe para sofrimento e tenha pena de mim.
PELO SINAL E PODER DA SANTA CRUZ, Jesus, que aliviou os sofrimentos, curou as doenças, libertou os possessos do demônio, afaste de mim todos os males e enfermidades.
PELO SINAL E PODER DA SANTA CRUZ,, abençoe-me Jesus Cristo com a Virgem Maria.
Amém.
O SENHOR JESUS CRISTO esteja a meu lado para me sustentar.
Dentro de mim para me encorajar;
Diante de mim para me orientar;
Atrás de mim para me proteger;
Acima de mim para me abençoar, - Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção da saúde desça sobre mim, em nome do Pai, do filho e do Espírito Santo. Amém."
Bibliografia:
Orações e Santos Populares. Pe. Paulo José Scopel. 19ª ed. 280º milheiro. Porto Alegre: La Salle, 1991. p. 170-171.


"SOB VOSSA PROTEÇÃO
À vossa proteção recorremos, Santa Mãe de Deus; não desprezeis as súplicas que em nossas necessidades vos dirigimos, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita, Senhora, Medianeira e Advogada nossa. Reconciliai-nos com o vosso Filho, recomendai-nos e mostrai-nos a Ele.
Oração do Século III."
Bibliografia:
Pedi e Recebereis. Coletânea de Orações. Ir. M. Heloisa Cesca. 6ª ed. Santa Maria/RS: Sociedade Mãe e Rainha. 2010. p. 61.


"BENÇÃO DE LUGARES TUMULTUADOS
Bênção de uma casa
Padre: O nosso socorro está no nome + do Senhor
Todos: Que fez o céu e a terra.
Padre: O Senhor esteja convosco.
Todos: Ele está no meio de nós.
Oremos:
Deus Todo Poderoso, imploramos com fé por esta casa, por seus ocupantes e bens, para que o Senhor os abençoe e santifique, enriquecendo-os por sua bondade de todas as maneiras possíveis. Derrame sobre eles, Senhor, o orvalho do céu em boa medida, bem como uma abundância de bens terrenos necessários. Escute com misericórdia suas orações e permita que seus desejos sejam realizados. Em nossa humilde visita, por favor, de boa vontade abençoe esta casa, como o Senhor de boa vontade abençoou a casa de Abraão, Isaac e Jacó. Dentro destes muros, permita que seus anjos de luz presidam e guardem os que aqui habitam. Por Cristo, nosso Senhor.
Todos: Amém.
(A porta de entrada é aspergida com água benta)."
Bibliografia:
Orações selecionadas por Cura, Libertação e Intercessão. Secretaria Rafael - Arquidiocese de Sorocaba. Org. Reinalda Delgado dos Reis. 9ª ed. Edições Loyola. 1999. p. 103-104.

"14Abençoem os que perseguem vocês; abençoem e não amaldiçoem."
(Evangelho: Romanos 12,14).
Referência bibliográfica:
BÍBLIA SAGRADA. Edição Pastoral. Paulus: 52.ª impressão, 2004. p. 1455.

BÊNÇÃO
"Sua bênção dê o Senhor, salvação, felicidade, aos que a Schoenstatt se consagram para tempo e eternidade. Amém.
Pe. José Kentenich."
Bibliografia:
Pedi e Recebereis. Coletânea de Orações. Ir. M. Heloisa Cesca. 6ª ed. Santa Maria/RS: Sociedade Mãe e Rainha. 2010. p. 69.

                                 "BÊNÇÃO DA CASA 
Ó Deus, abençoai e protegei os moradores desta casa.
Abençoai tudo o que se encontra em nossa casa, os que nela entram e os que dela saem.
Guardai nossa casa e dai-nos a vossa paz.
Dai-nos coragem para enfrentarmos com sabedoria e amor a luta do dia-a-dia, transformando-nos em instrumento de vossa vontade. Amém."
Bibliografia:
Autor desconhecido.
(Indisponibilidade de dados bibliográficos).

"BÊNÇÃO DO SS. SACRAMENTO
São Francisco de Sales deseja que se assista também de tarde, os domingos e festas, ao ofício santo da na igreja. "Pois, diz ele, estes dias são consagrados a Deus e neles se deve, mais que nos outros, praticar obras pias em sua honra e glória."
No início
Pelo sinal da santa cruz, livre-nos Deus, Nosso Senhor, dos nossos inimigos.
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Ato de adoração
Ó Jesus, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, presente aqui no SS. Sacramento, humildemente posto de joelhos vos adoro, espiritualmente unido com todos os fiéis da terra e com os santos do Céu. Intimamente grato por tamanho benefício, de todo o coração vos amo, ó Jesus, infinitamente perfeito e infinitamente amável. Concedei-me que nunca e de nenhuma maneira vos ofenda e que, depois de fortalecido na terra com a vossa presença eucarística, mereça gozar a vossa eterna e bem-aventurada presença no céu, em união com a Virgem Maria. Amém.
(3 anos de indulg. uma vez por dia.)
Ladainha de Nossa Senhora.
Oração a São José
A vós, São José, recorremos em nossa tribulação, e, depois de ter implorado o auxílio de vossa santíssima Esposa, cheios de confiança solicitamos também o vosso patrocínio.
Por este laço sagrado de caridade que vos uniu à Virgem Imaculada, Mãe de Deus e pelo amor paternal que tivestes ao Menino Jesus, ardentemente vos suplicamos que lanceis um olhar benigno para a herança que Jesus Cristo conquistou com seu sangue, e nos socorrais em nossas necessidades, com o vosso auxílio e poder.
Protegei, ó guarda providente da Sagrada Família, a raça eleita de Jesus Cristo. Afastai para longe de nós, ó pai amantíssimo, a peste do erro e do vício.
Assistí-nos do alto do céu, ó nosso fortíssimo sustentáculo, na luta contra o poder das trevas. E assim como outrora salvastes da morte a vida ameaçada do Menino Jesus, assim também defendei agora a Santa Igreja de Deus contra as ciladas de seus inimigos e contra toda adversidade. 
Amparai a cada um de nós com o vosso constante patrocínio, afim de que, a vosso exemplo e sustentados com o vosso auxílio, possamos viver virtuosamente, piedosamente morrer, e alcançar no céu a eterna bem-aventurança. Assim.
(3 anos - 7 anos no mes de outubro depois da recitação do rosário ou em qualquer quarta-feira do ano. - plen. rec. cond. cost.)
A bênção
V. Oremos pelo Santo Padre o Papa N.
R. O Senhor o guarde e lhe conceda longa vida, torne-o feliz na terra e não o deixe cair sob a ira dos seus inimigos.
V. Tu és Pedro. (Aleluia)
R. E sobre esta Pedra edificarei a minha Igreja (Aleluia).
Oremos
Deus, pastor e guia de todos os fiéis, olhai propício para o vosso servo N., que constituístes pastor da vossa Igreja. Concedei-lhe, vos suplicamos, a graça de edificar seus súditos com suas palavras e exemplos, a fim de que, com o rebanho que lhe foi confiado, alcance a vida eterna. 
Por Cristo, Senhor Nosso.
R. Amém.
V. Oremos por nosso Arce(bispo) N.  
R. Que ele permaneça firme e apascente o seu rebanho na vossa fortaleza, Senhor; na sublimidade do vosso Nome.
V. Tu és Sacerdote de para sempre (Aleluia).
R. Segundo a ordem de Melquisedeque (Aleluia).
Oremos
Ó Deus que velais sobre vosso povo com bondade e o conduzis com amor, dai o espírito de sabedoria e a abundância de vossas graças e vosso servo N., nosso Prelado, a quem confiastes o cuidado de nossa direção espiritual, para que ele cumpra fielmente junto de nós os deveres do ministério sacerdotal, e que receba na eternidade a recompensa de um fiel dispensador. 
Por Cristo, Senhor Nosso. 
R. Amém.
Tão divino Sacramento
Adoremos a tremer;
Ante o Novo Testamento
Há-de a Antiga Lei ceder;
Sirva a fé de suplemento
Ao que a vista não valer.
Glória ao Pai de majestade,
Seja ao Filho igual louvor,
Ao Espírito em igualdade,
Que dos dois é diva flor,
Ao Deus trino em unidade
Honra, glória, eterno amor!
Amém.
V. Pão do céu lhes destes, Senhor. (Aleluia)
R. Que em si contém todo o sabor. (Aleluia)
Oremos
Ó Deus, que neste admirável Sacramento nos conservastes a memória da vossa paixão, concedei-nos, vo-lo pedimos, que veneremos os sagrados mistérios do vosso corpo e sangue, de modo que sempre sintamos em nós  o fruto da vossa redenção. Vós, que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos.
R. Amém.
Louvores
para se recitarem depois da bênção do SS. Sacramento, em reparação das blasfêmias.
Bendito seja Deus.
Bendito seja o seu santo nome.
Bendito seja Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem.
Bendito seja o nome de Jesus.
Bendito seja o seu Sacratíssimo Coração.
Bendito seja Jesus no Santíssimo Sacramento do altar.
Bendita seja a grande Mãe de Deus, Maria Santíssima.
Bendita seja a sua santa e imaculada Conceição.
Bendita seja a sua gloriosa Assunção.
Bendito seja o nome de Maria Virgem e Mãe.
Bendito seja São José, seu castíssimo esposo.
Bendito seja Deus nos seus anjos e nos seus santos.
(3 anos; em público: 5 anos)
Oração pela Igreja e pela Pátria
Deus e Senhor nosso, protegei a vossa Igreja, dai-lhe santos pastores e dignos ministros. Derramai as vossas bênçãos sobre o nosso Santo Padre o papa, sobre o nosso (arce)bispo (e seu bispo auxiliar), sobre o nosso pároco, e sobre todo o clero; sobre o chefe da Nação e do Estado, e sobre todas as pessoas constituídas em dignidade, para que governem com justiça. Dai ao povo brasileiro paz constante e prosperidade completa. Favorecei com os efeitos contínuos da vossa bondade o Brasil, este (arce) bispado, a paróquia em que habitamos, a cada um de nós em particular e a todas as pessoas, por quem somos obrigados a orar ou que se recomendaram às nossas orações.
Tende misericórdia das almas dos fiéis, que padecem no purgatório. Dai-lhes, Senhor, o descanso, e a luz eterna.
Pai nosso, Ave Maria e Glória."
Referência bibliográfica:
Obra fragmentada. p. 227-238.
(Indisponibilidade de dados bibliográficos).

"SALMO 134 (133)
Deus os abençoe!
¹Cântico das subidas.
           E agora, bendigam Javé,
                 servos todos de Javé,
           que passam a noite
                na casa de Javé.
²Levantem as mãos para o santuário
           e bendigam a Javé!
³Que de Sião Javé abençoe você,
           ele que fez o céu e a terra."
Referência bibliográfica:
BÍBLIA SAGRADA. Edição Pastoral. Paulus: 52.ª impressão, 2004. p. 818.

Explicação bíblica:
"Sl 134: Breve ritual junto à porta do Templo. Ao se retirar, o povo se encontra com o grupo de sacerdotes que vão servir no culto à noite, e os convida para louvar a Javé (vv. 1-2). O grupo responde ao povo com uma bênção (v. 3).
Referência bibliográfica:
BÍBLIA SAGRADA. Edição Pastoral. Paulus: 52.ª impressão, 2004. p. 818.

"O Senhor Todo-poderoso e cheio de misericórdia, Pai e Filho e Espírito Santo, nos abençoe e nos guarde para a vida eterna."
Referência bibliográfica:
Formação e orientações práticas para MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS DA SAGRADA COMUNHÃO. Pe. Guilhermo D. Micheletti. 4ª edição. Editora Ave Maria. 2011. p. 67.

Nenhum comentário:

Postar um comentário