segunda-feira, 18 de julho de 2016

NOSSA SENHORA

" CONSAGRAÇÃO A NOSSA SENHORA
Ó minha Senhora e minha Mãe, eu me ofereço todo a vós, e, em prova da minha devoção para convosco, vos consagro neste dia, meus olhos, meus ouvidos, minha boca, meu coração, e todo o meu ser. E já que sou vosso, ó incomparável Mãe, guardai-me, e defendei-me como propriedade vossa. Amém."
Referência bibliográfica:
Orações e Santos Populares. Pe. Paulo José Scopel. 19ª ed. 280º milheiro. Porto Alegre: La Salle, 1991. p. 62.


"MÊS DE MAIO.
Há muito tempo, o mês de maio é consagrado a Maria SS. e, todos os anos, a Igreja o celebra com devoção especial. Aos que assistirem às devoções públicas, neste mês são concedidos 7 anos de indulgência, cada dia; se assistirem ao menos dez vezes a esta devoções podem lucrar uma indulgência plenária. (conf. co. or.).
Não havendo na paróquia ou capela devoções públicas, pode-se fazê-las privadamente: 5 anos de indulg. cada dia; plenáriano fim do mês. (cond. cost.).
Sê devoto de Maria! Com o seu auxílio facilmente te salvarás e com certeza serás atendido por Deus nas tuas necessidades. "Recorre a Maria, digo-te, com toda a confiança, pois o Filho certissimamente atenderá a sua Mãe." (S. Bernardo). A Igreja leva os seus fiéis, nos meses de maio e outubro, aos pés da Mãe, que não deseja outra coisa senão vê-los felizes. Prepara-te para as principais festas dela. Ao fim de cada novena que fizeres à Maria Santíssima podes lucrar uma indulgência plenária nas condições costumadas. "Procuremos a graça, mas procuremos por Maria, pois o que ela procura, ela o acha e não pode ser enganada.". "(S. Bernardo)."
Referência bibliográfica:
Obra fragmentada. p. 367-368. 
(Indisponibilidade de dados bibliográficos).


 PURIFICAÇÃO DE NOSSA SENHORA
02 de fevereiro
 "PURIFICAÇÃO DE NOSSA SENHORA 
(ou Nossa Senhora da Candelária)
Neste dia, em obediência à lei de Moisés, o Menino Jesus foi apresentado no templo de Jerusalém, e sua Mãe, Maria SSa., declarada pura e livre da proibição de entrar no santuário, a que estavam sujeitas todas as mães. Para comemorar as palavras do velho Simeão, ao receber nos braços o Menino Jesus: "Este Menino será a luz que iluminará os povos..." benzem-se velas ou candeias; pelo que a festa é chamada: N. Sra. da Candelária. Tem também o nome de festa de N. Sra. dos Navegantes, porque os navegantes se guiam pelas estrelas, e a SSa. Virgem num hino da Igreja é saudada como "Estrela do mar". Segue a esta estrela, imitando-a na sua pureza e na obediência às leis da Igreja.
                                         ORAÇÃO
Onipotente e eterno Deus, humildemente suplicamos à vossa Majestade que, assim como o vosso Filho Unigênito no dia de hoje foi apresentado ao templo com a substância de nossa carne, façais que nos apresentemos a vós, com as almas purificadas. Pelo mesmo Jesus Cristo, Senhor Nosso, que sendo Deus, convosco vive e reina em união com o Espírito Santo, por todos  os séculos dos séculos. Amém."
Referência bibliográfica:
Obra fragmentada. p. 353-354.
(Indisponibilidade de dados bibliográficos).


ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA
15 de agosto
"Neste dia celebra-se a entrada gloriosa da Mãe de Deus no céu, em corpo e alma, e sua coroação como Rainha de todos os Anjos e Santos. Para a Novena, no fim da qual pode lucrar-se Indulgência Plenária e 05 anos de Indulgência cada dia, pode servir a seguinte oração:
Oração do Ven. Luís Cestac
Augusta Rainha dos céus e Soberana dos Anjos, Vós que recebestes de Deus o poder e a missão de esmagar a cabeça de Satanás, suplicamo-Vos humildemente que envieis legiões celestes que persigam sob as Vossas ordens os demônios, combatendo-os por toda a parte, refreiem sua audácia e os atirem ao inferno.
"Quem é como Deus?"
Ó boa e terna Mãe, sereis sempre nosso amor e nossa esperança.
Enviai, ó divina Mãe, Santos Anjos para que me defendam e afastem para longe de mim o cruel inimigo.
Santos Anjos e Arcanjos, defendei-nos e guardai-nos.
(A esta oração, afora as Indulgências da Novena, estão ligados 500 dias de Indulgência.)"
Referência bibliográfica:
Obra fragmentada. p. 392-393.
(Indisponibilidade de dados bibliográficos).


NATIVIDADE DE MARIA SANTÍSSIMA
08 de setembro
"A Igreja celebra esta festa, porque Maria nasceu não só sem pecado, mas cheia de graça, e porque o seu nascimento anunciou a próxima vinda do Salvador. É festa de devoção, não de guarda."
Referência bibliográfica:
Obra fragmentada. p. 394-395. 
(Indisponibilidade de dados bibliográficos).


IMACULADA CONCEIÇÃO
08 de dezembro
"Oração
Ó Deus, que pela Imaculada Conceição da Virgem preparastes uma morada digna a vosso Filho, rogamos que, tendo-a preservado de toda mancha, em previsão da morte deste vosso Filho, concedais que, também nós, pela sua intercessão, cheguemos puros até vós. Pelo mesmo Cristo, Senhor Nosso. Amém."
Referência bibliográfica:
Obra fragmentada. p. 221. 
(Indisponibilidade de dados bibliográficos).


"IMACULADA CONCEIÇÃO DE NOSSA SENHORA.
8 de dezembro
Com muita razão celebra a Igreja a Imaculada Conceição da Mãe de Deus, pois entre tantos milhões de homens que nascem, não há um só que nasça com a graça divina. Todos precisam do Batismo, ao passo que a alma de Maria foi a única criada no estado da graça santificante. É este o privilégio todo singular da Imaculada Conceição."
Referência bibliográfica:
Obra fragmentada. p. 429.
(Indisponibilidade de dados bibliográficos).

NOSSA SENHORA DA PORCIÚNCULA
02 de agosto
" Desde o meio-dia do dia 1.º até a meio-noite do dia 2, pode-se lucrar uma Indulgência Plenária "toties quoties", chamada Indulgência da Porciúncula, por denominar a primeira Igreja à qual foi concedida, Nossa senhora da Porciúncula.
As condições para lucrar  estas Indulgências são as seguintes: visitar, tendo comungado e feito a confissão, uma Igreja ou Capela da Ordem Franciscana ou outra que tenha adquirido este privilégio. Em cada visita deve-se rezar na intenção do Santo Padre, 06 Pai Nossos, 06 Ave Marias e 06 Glórias."
Referência bibliográfica:
Obra fragmentada. p. 391. 
(Indisponibilidade de dados bibliográficos).

NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES
02 de fevereiro
"Nossa Senhora dos Navegantes é a protetora dos que navegam pelos rios, lagos e mares, e também dos que viajam pelo tormentoso mar da vida."
Referência bibliográfica:
ORAÇÕES E SANTOS POPULARES. Pe. Paulo José Scopel. 19ª ed. 280º milheiro. Porto Alegre: La Salle, 1991. p. 65.

                    NOSSA SENHORA ESTRELA DO MAR
"Protetora dos marinheiros."
Referência bibliográfica:
ORAÇÕES E SANTOS POPULARES. Pe. Paulo José Scopel. 19ª ed. 280º milheiro. Porto Alegre: La Salle, 1991. p. 65.

Nenhum comentário:

Postar um comentário